Babel

Babel

Um tiro acidental fere uma americana que estava no Marrocos, provocando consequências em vários pontos do planeta. Dirigido por Alejandro González-Iñárritu (Amo

Em Babel (Drama, EUA, 2006, 142 min) um tiro acidental fere uma americana que estava no Marrocos, provocando consequências em vários pontos do planeta. Dirigido por Alejandro González-Iñárritu (Amores Brutos) e com Brad Pitt, Cate Blanchett e Gael García Bernal no elenco. Recebeu 7 indicações ao Oscar. 

Um ônibus repleto de turistas atravessa uma região montanhosa do Marrocos. Entre os viajantes estão Richard (Brad Pitt) e Susan (Cate Blanchett), um casal de americanos. Ali perto os meninos Ahmed (Said Tarchani) e Youssef (Boubker At El Caid) manejam um rifle que seu pai lhes deu para proteger a pequena criação de cabras da família. Um tiro atinge o ônibus, ferindo Susan. A partir daí o filme mostra como este fato afeta a vida de pessoas em vários pontos diferentes do mundo: nos Estados Unidos, onde Richard e Susan deixaram seus filhos aos cuidados da babá mexicana; no Japão, onde um homem (Kôji Yakusho) tenta superar a morte trágica de sua mulher e ajudar a filha surda (Rinko Kinkuchi) a aceitar a perda; no México, para onde a babá (Adriana Barraza) acaba levando as crianças; e ali mesmo, no Marrocos, onde a polícia passa a procurar suspeitos de um ato terrorista.

Premiações 

– Recebeu 7 indicações ao Oscar, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz Coadjuvante (Adriana Barraza e Rinko Kinkuchi), Melhor Roteiro Original, Melhor Trilha Sonora e Melhor Edição.
– Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme – Drama, além de ter sido indicado nas categorias de Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Brad Pitt), Melhor Atriz Coadjuvante (Rinko Kikuchi e Adriana Barraza) e Melhor Roteiro.
– Ganhou o BAFTA de Melhor Trilha Sonora, além de ser indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original, Melhor Fotografia, Melhor Edição e Melhor Som.
– Ganhou o prêmio de Melhor Diretor, o Prêmio Ecumênico do Júri e o Grande Prêmio Técnico, no Festival de Cannes.

Curiosidades 

– Este é o 2º filme em que o diretor Alejandro González Iñárritu e o ator Gael García Bernal trabalham juntos. O anterior foi Amores Brutos (2000).
– Exibido na mostra Panorama do Cinema Mundial, no Festival do Rio 2006.
– O orçamento de Babel foi de US$ 25 milhões

Confira a programação nas salas de cinema em João Pessoa.

Redação

COMPARTILHE

Bombando em Cinema

1

Cinema

‘O Auto da Compadecida 2’ registra 1 milhão de espectadores no primeiro fim de semana

2

Cinema

‘O Auto da Compadecida 2’ é a maior estreia de filme nacional desde a pandemia, com arrecadação de R$ 4 milhões

3

Cinema

‘Ainda estou aqui’ é um dos 15 pré-selecionados para o Oscar de melhor filme internacional

4

Cinema

Explosão de carro forte é registrada em Cabaceiras, mas ação faz parte das gravações da série Cangaço Novo, do Prime Video

5

Cinema

“Mafalda” vai ganhar série animada na Netflix