Alunos de quatro unidades do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), no interior de São Paulo, começaram a produzir os móveis que irão compor o quarto onde o papa Bento 16 ficará hospedado em maio, no Seminário Bom Jesus, em Aparecida (167 km de SP). Os estudantes também fizeram o design da mobília.
O objetos serão feitos de eucalipto em tom marfim. Além do aposento do papa, os alunos talharão todos os móveis do Seminário Bom Jesus, de áreas como biblioteca, refeitório e dos 36 quartos dos arcebispos, entre outros cômodos. O valor estimado da mobília é de pelo menos R$ 300 mil.
A previsão é que o papa fique hospedado no local por três dias. O papa João Paulo 2º, morto em 2005, ficou hospedado no mesmo quarto em 1980, sua primeira visita ao Brasil. O seminário data de 1894.
Um dos coordenadores da fabricação dos móveis, o diretor do Senai de Itatiba (84 km de SP) Amélio Vieira Neto, 54, disse que a madeira utilizada tem origem certificada. O Seminário Bom Jesus fica em um prédio de quatro andares no centro de Aparecida.
O local será aberto para visitação pública após a visita do papa, segundo o arcebispo de Aparecida, d. Raymundo Damasceno. "Os móveis estão sendo fabricados com madeira doada pela iniciativa privada", disse o arcebispo.
O eucalipto será utilizado apenas nos móveis fabricados para o dormitório do papa. Os demais objetos serão produzidos a partir de um tipo de compensado denominado MDF material que apresenta maior resistência do que o compensado comum.
"O quarto do papa terá uma cama, duas mesas de cabeceira, uma mesa para reunião, uma poltrona e um guarda-roupa", disse Vieira Neto.
"Atendemos a uma solicitação do arcebispo de Aparecida para que os móveis tivessem uma linha reta, simples, com madeira de manejo e certificada. São móveis de linha reta e claros", disse o diretor do Senai.
Alunos de quatro escolas do Senai participarão do trabalho: Itatiba, São Bernardo do Campo, Votuporanga e Lençóis Paulista). Essas unidades abrigam cerca de 300 estudantes de cursos técnicos com idades entre 14 anos e 24 anos.
Em Aparecida, o papa deve presidir a abertura da 5ª Conferência Geral dos Bispos da América Latina e Caribe. Cerca de 500 mil pessoas são esperadas no local.
Folha Online