Política

PB vai apresentar 10 projetos à Ministério da Integração Regional

O secretário de Planejamento e Gestão, Franklin de Araújo Neto recebeu, nesta sexta-feira (16), a coordenadora do Programa da Mesorregião do Seridó, Luanna Ronc

O secretário de Planejamento e Gestão, Franklin de Araújo Neto recebeu, nesta sexta-feira (16), a coordenadora do Programa da Mesorregião do Seridó, Luanna Roncaratti, do Ministério da Integração. Ela permaneceu três dias na Paraíba, com o apoio do Governo do Estado, para disseminar a nova política de desenvolvimento regional, com a valorização dos arranjos produtivos locais e o fortalecimento da base social. O secretário anunciou que a Paraíba vai encaminhar 10 projetos de arranjos produtivos locais, para geração de emprego e renda. 

Nesta visita técnica, também estiveram presentes Maria do Socorro Vilar, da SUDENE e Carlos Humberto Osório, do PNUD. O grupo visitou Sousa e Piancó, acompanhado pelo secretário executivo Marilo Costa e pelo gerente de Planejamento Roberto Araújo e também manteve reunião em Soledade, com 16 prefeitos do Seridó Paraibano. 

Na reunião, o secretário falou sobre o Plano Integrado de Regularização e Uso dos Recursos Hídricos da Região do Litoral Paraibano, que é uma obra de grande porte que necessita dos recursos federais. Por outro lado, com relação ao Programa da Mesorregião do Seridó e as ações nas áreas de Piancó e Sousa, o secretário disse que “a integração entre os três níveis de governo é a grande semente que está sendo plantada”, com esta sistemática de atuação para promover o desenvolvimento local em bases sustentáveis. 

No caso da Paraíba, os projetos de arranjos produtivos locais são voltados para re-introduzir na Messorregião do Seridó a cultura dos algodões arbóreo e herbáceo, produtos que na década de 80, colocaram a Paraíba como o 4º produtor nacional de algodão e a 2ª maior área plantada, e a região atingiu a sua melhor condição social e econômica. Na ocasião o estado tinha em seus campos aproximadamente 476.000ha e gerava empregos da ordem de 150.000 vagas. E outros como a produção de mamona, de sisal, o apoio à agricultura familiar, a produção do leite e a extração mineral de quartzitos e pegmatitos. 

Luanna Roncaratti agradeceu o apoio dado pelo Governo do Estado e disse que o Ministério da Integração está interessado em atuar e contribuir para o desenvolvimento regional. Já Maria do Socorro Vilar informou que como a Mesorregião do Seridó e as áreas de Piancó e Sousa são prioritárias para o Ministério, também na Adene os projetos destinados a essas regiões receberão tratamento prioritário.

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

George Morais aposta em mandado de segurança para abertura da CPI do Padre Zé e em nova coleta de assinaturas: “temos duas frentes”

2

Política

TCE-PB mantém imputação de débito de R$ 1,5 milhão a Tibério Limeira

3

Política

Parque da Cidade: audiência de conciliação na Justiça define ações para destravar obra no Aeroclube

4

Política

Carlinhos do PT oficializa candidatura à presidência do diretório estadual e defende representatividade do interior

5

Política

Tribunal de Justiça começa a julgar pedido para abertura de CPI do Hospital Padre Zé na Assembleia Legislativa