Uma rápida olhada nas comissões permanentes da Câmara dos Deputados mostra uma preferência da bancada paraibana pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Casa. Fato que na verdade não é novidade, já que esta é uma das comissões mais disputadas por todos os parlamentares. A Paraíba emplacou cinco nomes na CCJC e se não considerarmos o petista Luiz Couto, que é apenas suplente, teremos um equilíbrio na disposição dos assentos, já que Efraim Filho (PFL) e Ronaldo Cunha Lima (PSDB) compõem a bancada de oposição ao governo federal, fazendo frente a Vitalzinho (PMDB) e Wilson Santiago (PMDB), ambos aliados do presidente Lula.
Destaque mesmo tem o deputado Luiz Couto (PT), que é presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias. Neste ponto vale lembrar que uma das principais bandeiras do padre paraibano é o combate aos grupos de extermínio e é natural e esperada a sua presença na comissão.
Marcondes Gadelha (PSB) ostenta a 1ª vice-presidência da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional e Wilson Braga (PMDB) a 2ª vice-presidência da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público.
Defendendo os interesses do Parque Tecnológico de Campina Grande, o deputado Rômulo Gouveia (PSDB) ocupa assento na Comissão de Ciência e Tecnologia.
Ao todo, são onze comissões ocupadas por doze paraibanos na Câmara Federal. Já nas duas comissões mistas temos a presença do senador paraibano José Maranhão (PMDB) na presidência da Comissão de Orçamento.
No senado…
O único senador paraibano a ocupar uma das comissões permanentes do Senado Federal é o ex-prefeito de João Pessoa e presidente do Diretório Estadual do PSDB, Cícero Lucena. Cícero é o vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa. Comissão esta que já começou 2007 com uma atividade intensa devido aos crimes mais recentes que ocuparam a mídia, onde menores estão supostamente envolvidos.
Já o senador José Maranhão (PMDB), que teve uma participação discreta nos primeiros quatro anos do seu mandato, ocupa a presidência da disputadíssima Comissão Mista de Orçamento do Congresso, prometendo uma presença mais ativa no restante de sua legislatura. O também veterano, Efraim Morais (PFL), não tem assento em nenhuma das comissões devido ao fato de ocupar a 1ª secretaria na mesa do Senado.
Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural
1) Armando Abílio (PTB) – suplente
Comissão de Ciência e Tecnologia
2) Wilson Santiago (PMDB) – suplente
3) Rômulo Gouveia (PSDB) – titular
Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania
4) Vitalzinho (PMDB) – titular
5) Wilson Santiago (PMDB) – titular
6) Luiz Couto (PT) – suplente
7) Ronaldo Cunha Lima (PSDB) – titular
8) Efraim Filho (PFL) – titular
Comissão de Defesa do Consumidor
9) Efraim Filho (PFL) – suplente
Comissão de Direitos Humanos e Minorias
10) Luiz Couto (PT) – presidente
Comissão de Educação e Cultura
11) Ronaldo Cunha Lima (PSDB) – suplente
Comissão de Finanças e Tributação
12) Manoel Júnior (PSB) – titular
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional
13) Marcondes Gadelha (PSB) – 1º vice-presidente
14) Manoel Júnior (PSB) – suplente
Comissão de Seguridade Social e Família
15) Vitalzinho (PMDB) – suplente
16)Armando Abílio (PTB) – titular
17) Marcondes Gadelha (PSB) – suplente
Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público
18) Wilson Braga (PMDB) – 2º vice-presidente
Comissão de Legislação Participativa
19) Luiz Couto (PT) – suplente
Senado
Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa
1) Cícero Lucena (PSDB) – vice-presidente
Mistas
Mista de Orçamento do Congresso
1) José Maranhão (PMDB) – presidente
Janildo Silva
ClickPB