A bancada do Nordeste na Câmara dos Deputados ampliou sua participação no comando das comissões permanentes da Casa na atual legislatura, que teve início dia 1º de fevereiro. Na distribuição das presidências das comissões, realizada esta semana, os nordestinos ficaram com a presidência de cinco, das 20 comissões permanentes.
Se comparada com o ano passado, a bancada ampliou sua participação em 15% – uma vez que tinham o comando de apenas duas das 20 comissões permanentes da Câmara.
A bancada também se fortaleceu com as especulações de que o deputado José Múcio Monteiro (PTB-PE) será escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a liderança do Governo na Câmara. Lula deve fazer o anúncio do novo líder junto com a reforma ministerial, no final de fevereiro. O petebista tem o apoio do presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), para sucedê-lo na vaga.
A bancada nordestina também teve outra vitória: a escolha do deputado José Pimentel (PT-CE) para relator do Orçamento Geral da União em 2008. A comissão será presidida pelo senador José Maranhão (PMDB-PB), que ao lado de Pimentel promete agilizar a votação da proposta orçamentária este ano. O relator tem o poder de incluir mais recursos no Orçamento para investimentos nos estados. A aposta é que ele beneficie a Região Nordeste.
Nas comissões permanentes, a bancada nordestina conquistou a presidência das Comissões de Desenvolvimento Urbano e Direitos Humanos e Minorias. Zezéu Ribeiro (PT-BA) foi indicado para o partido como presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano. Luiz Couto (PT-PB) também foi o nome escolhido pelos petistas para estar à frente da Comissão de Direitos Humanos até o final do ano que vem. A bancada ainda ficou com a presidência da Comissão de Educação e Cultura, com o deputado Gastão Vieira (PMDB-MA), da Comissão de Legislação Participativa, presidida por Eduardo Amorim (PSC-SE), e da Comissão de Turismo e Desporto, que será comandada pelo deputado Lídice da Mata (PSB-BA).
Fonte: O Norte Online