EXCLUSIVO – O secretário estadual Jacy Toscano revelou no início da noite desta quinta-feira (22), com exclusividade ao Portal Clickpb, que as medidas de contenção de despesas adotadas pelo governo do Estado, em especial na folha, vão permitir que o governador Cássio Cunha Lima (PSDB) atinja a meta de extinguir a operação de empréstimos para o pagamento do décimo terceiro para o servidor este ano.
´Em 2006, já conseguimos reduzir o pagamento por consignação para apenas 15% dos servidores e, certamente, estaremos acabando com esta forma de pagamento até o final do ano, cumprindo uma meta estabelecida pelo próprio governador´, declarou o secretário. Segundo ele, as medidas de contenção de despesa, a exemplo da adoção do expediente único, já revelam ´prognósticos positivos´, mas que só poderão ser medidos mesmo a partir de abril.
`Ainda teremos que pagar umas contas com base no modelo antigo. Mas acredito que o jogo zera a partir de abril´, declarou Toscano. Na próxima segunda-feira (26), o governo envia para Assembléia Legislativa projeto sugerindo nova estrutura da máquina administrativa, o que deve garantir maior enxugamento das despesas e maior dinamização na prestação de serviço.
Apesar disso, o secretário declarou que o governo ainda vai continuar pagando o salário dos servidores nos nove dias úteis do mês seguinte. Cauteloso, ele declarou que a equipe econômica continua trabalhando com a meta do governador em antecipar o pagamento da folha, mas que ainda não é hora de fazer projeções neste sentido.
`Só faremos isso quando pudermos pagar sob qualquer situação, faça chuva ou faça sol. Não adianta anteciparmos agora e, depois, por algum problema de arrecadação termos que atrasar. Sairíamos desmoralizados´, revelou.
O mais importante, segundo ele, é que o governo tem conseguido, ano a ano, combater o peso do déficit fiscal. Jacy revelou quem em 2003 o governo fechou o ano com um déficit de 23% em relação à Receita Corrente Líquida. Em 2006, esse déficit já baixou para 4%. `E acreditamos que fecharemos este ano com a receita e despesa totalmente equilibradas´, declarou.
Luís Tôrres
Clickpb
`