Muito humor e descontração vão tomar conta do projeto Cultura de Casa vai à Praça, que mostrará neste sábado (24), a partir das 20h, no anfiteatro Poeta Lúcio Lins, localizado na Praça da Paz, nos Bancários, o espetáculo As duas filhas de Francisca – A comédia.
O projeto, que acontece semanalmente, levando sempre uma atração artística àquele espaço, é promovido numa parceria entre o Comitê Gestor da praça e a Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Fundação Cultural (Funjope).
O espetáculo – Encenado pela Cara Dupla Companhia de Teatro, em parceria com a Arretado Produções, o espetáculo não tem qualquer ligação com o filme Os dois filhos de Francisco, que retrata a vida da dupla Zezé di Camargo e Luciano. Na realidade, a peça conta a estória bem humorada de duas irmãs gêmeas siamesas chamadas Diet e Light, que são as filhas de Dona Francisca; elas nasceram xifópagas, ou seja, ligadas uma a outra na altura do tórax, além de serem idênticas.
A comédia mostrará as dificuldades das duas de conviverem ligadas, dependendo da ajuda de terceiros, desde ao uso do banheiro, a alimentação, o namoro e as discussões entre si, satirizando ainda o namoro pela Internet, com seus problemas e traumas. Nessa convivência, há ainda a Dona Francisca, a mãe das siamesas, que trabalha como vendedora de bolo baeta na PAM de Jaguaribe, para poder manter a saúde e educação das suas filhas, e conta ainda com a ajuda de sua secretária do lar, Verinha. A estória satiriza, com muito humor, os problemas sociais brasileiros.
Elenco – Com direção de Edílson Alves, o elenco é formado pelos atores Romildo Rodrigues, que interpreta Light, e Romilson Rodrigues, no papel de Diet. Esses atores são irmãos gêmeos, o que facilita a atuação no espetáculo. Também no elenco o ator Dinart Silva, da Companhia Paraibana de Comédia, que interpreta Dona Francisca e a doméstica Verinha. A equipe técnica é formada por Nelson Alexandre, no cenário; Geosténys Melo, no figurino; Sérgio Lucena, na maquiagem; Wagner Nascimento, na produção de divulgação e Jamil Richene, na sonoplastia.
Praça Bela – Muito heavy metal com a banda Metacrose. É o que vai acontecer também no sábado (24), a partir das 19h, no Anfiteatro Sivuca da Praça Manuel Pereira Júnior, popularmente conhecida como Praça Bela, no bairro Funcionários II. O grupo surgiu em 1998, nos bairros dos Funcionários II e IV, e o evento faz parte das ações de ocupação cultural dos espaços públicos localizados em diversas comunidades da Capital.
Fonte: Secom-JP