Em Apocalypto (Ação, 2006, EUA,139 min), durante o declínio do Império Maia, pouco antes da colonização européia na América Central, um pequeno grupo que vive na floresta tropical é dizimado e capturado. Jaguar Paw (Rudy Youngblood) é um dos capturados que tenta a todo custo defender sua família dos violentos ataques.
Jaguar Paw (Rudy Youngblood) levava uma vida tranquila, que foi interrompida devido à uma invasão. Os governantes de um império maia em declínio acreditavam que a chave para a prosperidade seria construir mais templos e realizar mais sacrifícios humanos. Jaguar é capturado para ser um destes sacrifícios, mas consegue escapar por acaso. Agora, guiado apenas pelo amor que sente por sua esposa e pela filha, ele realiza uma corrida desesperada para chegar em casa e salvar sua família.
Premiações
– Recebeu 3 indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Som, Melhor Edição de Som e Melhor Maquiagem.
– Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro.
– Recebeu uma indicação ao BAFTA de Melhor Filme Estrangeiro.
Curiosidades
– É inteiramente falado em dialeto maia.
– Devido ao clima imprevisível das florestas tropicais do México, algumas precauções foram tomadas para proteger as câmeras digitais utilizadas nas filmagens. Quando fazia muito calor as câmeras eram protegidas com cobertores especiais, que refletiam o calor. Além disto a temperatura era constantemente verificada, com termômetros sendo adicionados às próprias câmeras.
– Nas enas embaixo da cachoeira as câmeras digitais foram protegidas por bolsas de Hydroflex especialmente feitas para o filme, que foram desenhadas por Pete Romano.
– Inicialmente Apocalypto seria lançado nos cinemas americanos em 4 de agosto de 2006. Porém, devido às fortes chuvas que atingiram o México durante as filmagens, a data de lançamento foi adiada para 8 de dezembro do mesmo ano.
– O orçamento de Apocalypto foi de US$ 40 milhões.
Site Oficial: www.apocalypto.com
Confira a programação nas salas de cinema de João Pessoa.
Redação