O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), escolheu Márcio França (PSB) para ser o ministro de Portos e Aeroportos.
Lula anunciou novos nomes que vão compor o governo nesta quinta-feira (22).
A pasta vai ser recriada após ter sido incorporada ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) no governo de Jair Bolsonaro.
França é formado em Direito e é filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) há 34 anos.
A carreira política começou como vereador São Vicente, litoral de São Paulo em 1989. Ele foi prefeito por dois mandatos da cidade no final dos anos 90.
França também foi deputado federal por dois mandatos consecutivos em 2006 e 2010, além de secretário de Esporte, Lazer e Turismo do estado de São Paulo, no governo de Geraldo Alckmin, em 2011.
Também foi eleito vice-governador de São Paulo e assumiu o comando do estado entre 2018 e 2019, após Alckmin renunciar para concorrer à Presidência.
Nas eleições de 2018, França ficou em segundo lugar e perdeu para João Doria (PSDB) pela menor margem de votos na história de São Paulo. Doria obteve 51,75% dos votos válidos contra 48,25% de França.
França chegou a ser candidato ao governo de São Paulo em 2022, mas deixou a disputa para apoiar Fernando Haddad (PT) e tentar uma vaga no Senado. Nenhum dos dois foi eleito.