Camilo Santana (PT) será ministro da Educação no novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Santana foi eleito senador em outubro pelo Ceará, estado que governou por dois mandatos entre 2015 e 2022. O Ceará ocupa boas posições em rankings e avaliações da qualidade de ensino no Brasil.
O futuro ministro nasceu em junho de 1968 no Crato, cidade da região do Cariri, sul do estado Ceará. Se formou em agronomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e é mestre em desenvolvimento e meio ambiente pela mesma instituição.
É casado com Onélia Maria Moreira Leite de Santana, atual secretária de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) do governo de Izolda Cela — que assumiu o Executivo do estado após a saída de Camilo para concorrer ao Senado.
Trajetória política
Camilo Santana foi servidor público federal concursado quando ocupou, de 2003 a 2004, o cargo de superintendente do Ibama no Ceará. Em 2006, assumiu a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do governo cearense. Quatro anos depois, foi eleito o deputado estadual mais votado do estado.
Tornou-se secretário das Cidades do governo Cid Gomes (PDT) em 2012. Foi governador do Ceará durante dois mandatos, entre 2015 e 2022. Relembre fatos da era Camilo Santana no governo do Ceará.
Nas eleições de 2022, foi eleito senador pelo povo cearense.
O futuro ministro integrou a equipe do governo de transição do presidente eleito como um dos coordenadores do grupo técnico de Desenvolvimento Regional.