Saúde

Vitaminas em alimentos diminui o risco de certos tipos de câncer

Alimentação balanceada com muitas frutas e vegetais reduz risco da doença. Vitamina E, encontrada em grãos e óleos, afeta ocorrência de diversos tumores.

Quando as nossas mães insistiam que devíamos comer frutas e vegetais para manter a saúde, talvez nem mesmo elas soubessem o quanto estavam certas. Especificamente os tumores da próstata, bexiga e mama, podem ter seu risco de ocorrência diminuído com uma dieta rica em vitamina E. Várias pesquisas científicas reúnem evidências que apóiam a ação benéfica desses alimentos, especialmente quando fazem parte de uma dieta balanceada.

Um trabalho realizado por pesquisadores finlandeses e americanos descobriu que duas formas da vitamina E, alfa e gama tocoferol, podem diminuir o risco do câncer de próstata em 53% e 39%, respectivamente. Os dados foram retirados de um grupo de mais de trezentos indivíduos, que estavam sendo acompanhados com relação aos níveis de vitamina E no sangue. Aqueles homens que tinham um nível levado de alfa e gama tocoferol no sangue tinham um risco muito menor de sofrerem de câncer de próstata.

Uma segunda pesquisa vêm de cientistas do Texas e avaliou os efeitos do consumo de formas da vitamina E e o câncer de bexiga. Mais uma vez aqueles indivíduos que apresentavam níveis altos de tocoferol no sangue mostravam um risco menor de apresentarem câncer de bexiga. Um aspecto importante do trabalho texano foi mostrar que a ingesta de tocoferol através da dieta somente sem o uso de suplementação artificial podia diminuir o risco do câncer de bexiga em 41%.

Finalmente um trabalho que veio de nova York mostrou que se muitas vezes as pesquisas não conseguem relacionar a ingestão de vitaminas e a prevenção do câncer, talvez seja por causa de que os efeitos sejam mais evidentes em pessoas com perfis de risco genético específico. 

O trabalho apresentado, mostrou que mulheres com predisposição genética para câncer de mama, eram beneficiadas pela ingestão adequada de frutas e vegetais, elevando os níveis de tocoferol no sangue bem como de outras substâncias antioxidantes.

As formas da vitamina E envolvidas nos achados científicos divulgados estão presentes nas sementes e nozes além dos produtos ricos em grãos e óleos como por exemplo o óleo de canola. 

G1

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Mpox: OMS pede resposta após registro de nova variante na Suécia

2

Saúde

Com a primeira UTI 24 horas para pets do Nordeste, Hospital Vida chega a João Pessoa com abordagem humanizada e alta tecnologia

3

Saúde

Mpox: após OMS declarar emergência, infectologista explica sintomas e formas de prevenção

4

Saúde

5 coisas que não te contaram sobre suplementos de vitaminas; veja cuidados

5

Saúde

Não há motivo para alarme em relação à mpox, diz ministra da Saúde