O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou nesta quinta-feira (29) que a ex-jogadora de vôlei Ana Moser será a nova ministra dos Esportes. Ela integrou a equipe de transição do governo eleito.
Lula decidiu recriar o Ministério do Esporte, pasta que existiu durante seus mandatos presidenciais mas que, no governo de Jair Bolsonaro, ficou abrigada numa secretaria especial no Ministério da Cidadania.
Ao todo, o governo Lula terá 37 ministérios.
Segundo o blog da jornalista Julia Dualibi, também estavam cotadas para o cargo a senadora e ex-jogadora de vôlei Leila Barros, do PDT, e a ex-jogadora de basquete Marta, que é filiada ao PT.
Inicialmente, havia a expectativa de que o Ministério do Esporte fosse ocupado por um nome indicado pelo PCdoB, como ocorreu em gestões anteriores do PT. O partido, contudo, ficou com o Ministerio da Ciência e Tecnologia.
Perfil
Ana Moser é natural de Blumenau (SC). Foi atleta profissional de voleibol por 15 anos, jogando na seleção brasileira e em clubes. Ela é medalhista olímpica e mundial.
Em 2001, criou o Instituto Esporte e Educação, que atua com esporte educacional em comunidades de baixa renda, além de capacitar profissionais de Educação Física.