Na próxima terça-feira (7), serão divulgados os nomes dos postos e distribuidoras onde forem constatadas irregularidades durante as fiscalizações do Procon-JP. O órgão anunciou, nesta quinta-feira (2), que divulgará na próxima semana o balanço final da megaoperação dessa quarta-feira (1º).
“Estamos mudando o formato de divulgação do nosso balanço ao divulgar os nomes das empresas, sejam elas postos ou distribuidoras, já que anteriormente só divulgávamos após a finalização de todo processo administrativo. Mas, avaliamos que divulgar os nomes dos infratores deixa a população mais alerta para se proteger de possíveis abusividades, principalmente no segmento combustível”, explicou o secretário do Procon-JP, Rougger Guerra.
Rougger Guerra salienta que a divulgação do balanço final só ocorrerá na próxima semana porque é preciso aguardar a entrega de todos os documentos por parte das empresas e a posterior avaliação do corpo jurídico do Procon-JP.
Mais de 50 servidores da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor estiveram nas ruas, nessa quarta-feira, para fiscalizar todos os postos de combustíveis da Capital para evitar aumentos abusivos nos preços. A fiscalização ocorreu após a reoneração com a cobrança dos tributos federais para o álcool e a gasolina.
As 10 equipes do Procon-JP notificaram todos os locais para entrega da documentação, em um prazo de 48 horas, da transação de compra e venda de todos os produtos nos últimos dias.
Distribuidora autuada
O Procon-JP autuou, nessa quarta-feira, mais uma distribuidora de combustível, desta vez a Vibra, após constatação de denúncia de aumento de preço sem justificativa para a gasolina. A plataforma de pedidos da Vibra registra aumento de preços do produto desde o dia 25 de fevereiro. A empresa terá o prazo legal para proceder a defesa.