A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) confirmou ao ClickPB que os registros de peixes atípicos na região do Seixas, em João Pessoa e na praia de Jacumã, no Conde, são da espécie invasora conhecida como “peixe-leão”. Como trouxe mais cedo o ClickPB, os animais foram encontrados por um pescador e por um agente de passeios turísticos, respectivamente. São os primeiros relatos do aparecimento na Paraíba.
De acordo com a Sudema, o órgão está trabalhando na conscientização sobre o tema e nos próximos dias este trabalho deverá ser intensificado. Para a bióloga Camila Brito, é preciso informar aos cidadãos que ao encontrar o peixe-leão não seja realizada uma manipulação.
“A orientação principal é que vocês não manipulem. Eles têm espinhos nessa nadadeira aí de cima, que é a nadadeira dorsal. Tem vários espinhos inoculadores de venenos. Principalmente com os pescadores, mergulhadores, o pessoal do turismo, a gente precisa conversar com eles o quanto antes”, detalhou em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da rádio Arapuan FM.