O Twitter parece estar trabalhando em um projeto de inteligência artificial generativa. Segundo o portal Business Insider, duas pessoas familiarizadas com o assunto disseram que Elon Musk, CEO da empresa, comprou recentemente cerca de 10.000 unidades de processamento gráfico (GPUs) para a plataforma – normalmente, as companhias de tecnologia usam esses microprocessadores para desenvolver grandes modelos de IA, dada a carga de trabalho computacional que eles exigem.
Outro indício de que bilionário terá a sua própria IA é que ele contratou novos talentos da área. Dentre eles, os engenheiros Igor Babuschkin e Manuel Kroiss, que trabalhavam na DeepMind, subsidiária de pesquisa de IA da Alphabet. O portal The Information relatou que, pelo menos desde fevereiro deste ano, Musk tem abordado especialistas no assunto para iniciar seu próprio empreendimento e, assim, rivalizar com o ChatGPT, da OpenAI.
Pelas informações do Business Insider, a iniciativa do empresário envolve um grande modelo de linguagem (LLM, na sigla em inglês), que é uma IA treinada em grandes conjuntos de dados para que possa eventualmente criar conteúdo e textos sofisticados por conta própria.
As fontes relataram à reportagem que o programa ainda está em um estágio inicial, mas que a aquisição das GPUs adicionais mostra que Musk está realmente comprometido. Essas revelações acontecem depois de o empresário ter assinado, há algumas semanas, uma carta aberta que pedia uma pausa de seis meses no desenvolvimento de inteligências artificiais, devido ao risco que elas poderiam trazer para a sociedade.
Possibilidades de usos da IA
Não está claro para que o Twitter usará a IA generativa. Uma possibilidade seria melhorar a busca, algo que Musk já reclamou algumas vezes. Ele até contratou o desenvolvedor de segurança George Hotz para um estágio de três meses com o objetivo de “consertar” a função; Hotz saiu depois de apenas um mês.
Outro uso possível é a publicidade, a espinha dorsal das plataformas de mídia social – o Twitter tem lutado para atrair anunciantes desde a entrada de Musk. A IA generativa tem a capacidade, se treinada para o uso, de criar imagens e textos publicitários para atingir públicos específicos.