A Secretaria de Estado da Saúde realiza, neste sábado, mais um Dia D de vacinação em parceria com os 223 municípios. As mobilizações têm o objetivo de ampliar as coberturas vacinais para a campanha de Influenza e Covid-19, incluindo a vacina bivalente para pessoas com 18 anos ou mais. A mobilização também será voltada para a atualização da caderneta vacinal em relação aos imunobiológicos de rotina do Programa Nacional de Imunização (PNI).
Atualmente, a vacina contra influenza alcança a cobertura de 52,27% na Paraíba – a meta é de 90% da população elegível. Para o público de crianças maiores de 6 meses e menores de 6 anos, a cobertura é de 42,54%. No estado, o público-alvo para esta campanha está avaliado em pouco mais de 1,5 milhão de pessoas. A Paraíba está em 1º lugar em percentual de vacinados em comparação aos demais estados do Brasil. Apesar dos esforços – realização de Dia D de vacinação e do programa Vacina Mais Paraíba – a cobertura para influenza ainda é insuficiente e casos da doença continuam sendo identificados.
Em João Pessoa, os serviços estarão disponíveis à população da seguinte forma: unidades de saúde da família (USFs), das 8h às 12h, com algumas unidades funcionando em horários ampliados; policlínicas municipais, das 8h às 12h; e o ponto fixo localizado no Mangabeira Shopping, criado estrategicamente para garantir a assistência estará funcionado com os acessos para pedestres e drive-thru no período das 13h às 22h. Haverá também uma equipe no Santuário Mãe Rainha, no bairro Aeroclube, promovendo vacinação das 13h às 21h exclusivamente contra Influenza e Covid-19 (Pfizer Bivalente).
Em Campina Grande a ação vai disponibilizar imunização da Influenza, Covid-19 e Multivacinação, em 43 pontos na cidade e vai funcionar durante oito horas, indo das 8h às 12h em alguns locais e das 8h às 16h em outros.
Os locais de vacinação incluem o Parque da Criança, o Terminal de Integração, Centros de Saúde e Policlínicas, todas as unidades do programa Saúde na Hora, UBS de áreas mais distantes como os distritos de Galante e São José da Mata, regiões de zona rural e bairros mais afastados. A vacina da Influenza, cuja campanha se iniciou neste mês de abril, foi aberta para todas as pessoas a partir de seis meses de idade. Antes, o imunizante estava disponível apenas para os grupos prioritários, mas apenas cerca de 30% do público-alvo tinham procurado a imunização.