No dia 8 de junho é comemorado o dia de Corpus Christi. A celebração da Igreja Católica não é feriado nacional, mas muitas instituições tanto públicas quanto privadas funcionam em horário especial ou decretam ponto facultativo.
O governo do estado da Paraíba, por exemplo, já estabeleceu que os servidores estaduais terão ponto facultativo na quinta e na sexta-feira de Corpus Christi, 8 e 9 de junho. A definição foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) da última terça-feira (31). Assim como os servidores federais, os servidores do estado da Paraíba também ganharam uma folga de quatro dias.
O expediente no Tribunal de Justiça da Paraíba também será diferenciado e nas comarcas de todo o Estado. Na última sexta-feira (2) os funcionários trabalharam um turno extra para compensar o expediente da sexta-feira (9), pós Corpus Christi, quando o ponto será facultativo. Nos dois dias 8 e 9 de junho, advogados e o público serão atendidos por magistrados plantonistas, conforme relação disponibilizada no site do TJPB no link “Plantão Judiciário”.
A Defensoria Pública do Estado também teve o expediente modificado na última sexta-feira, 2 de junho, para compensar o ponto facultativo do dia 9 de junho. A mudança atinge todas as unidades da DPE-PB no Estado e está prevista no Ato Conjunto Nº 01/2022, assinado também pelo Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e Ministério Público Estadual (MPPB). Nos dias 8 (Corpus Christi) e 9 de junho a Defensoria funcionará apenas em regime de plantão.
A Prefeitura de João Pessoa também não terá expediente interno nas repartições públicas municipais nos próximos dias 8 e 9. A Secretaria de Administração (Sead) decretou ponto facultativo na quinta-feira (8) em celebração ao Dia de Corpus Christi, emendando com a sexta-feira (9).
Os estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) não terão atividades e os funcionários terão pontos facultativos os dias 8 e 9 de junho.
De acordo com a Federação Brasileiros dos Bancos (Febraban), os bancos vão fechar na quinta e voltarão a abrir na sexta-feira. Ou seja, contas de consumo como energia e água, assim como faturas e ou vencimentos, poderão ser pagas na sexta-feira sem acréscimo de multa.