Orkut Büyükkökten, o programador turco que criou uma rede social com seu próprio nome quando trabalhava no Google – e que teve grande sucesso no Brasil entre 2005 e 2010 – tem uma nova empreitada pela frente. Chega em agosto para usuários brasileiros o Hello, novo aplicativo que se propõe a ser um “sucessor espiritual” do Orkut.
No Hello, os grupos e comunidades se chamam Personas. Já a linha do tempo leva o nome de Folio, com um layout bem similar ao do Instagram. Com a função Potentials, a nova rede social pretende unir pessoas a partir dos interesses em comum.
A entrada na rede e o download do aplicativo são gratuitos, mas é possível comprar Hello Coins (200 por US$ 0.99), que aparentemente são utilizadas em jogos sociais.
O app já foi lançado para iOS e Android, mas inicialmente disponível para Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia e Austrália. A promessa é de que chegue ao Brasil (além de Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, México e Índia) no mês de agosto.
Saiba mais sobre o aplicativo abaixo:
1 – Personas
O grande diferencial do Hello são as chamadas Personas, espécies de tags que o usuário escolhe no momento do cadastro para personalizar sua experiência com o app. São mais de 100 opções, das quais você escolhe cinco para classificar seu perfil e, assim, direcionar o tipo de conteúdo que aparecerá no seu feed: fã de anime, de música, ligado em tecnologia e em séries são alguns exemplos.
2 – Potentials
Segundo seu fundador, o Hello quer que você entre em contato com mais pessoas além daquelas que você já conhece. Por isso, o app usa o sistema de Personas para também lhe indicar outros perfis com os quais você pode querer conversas: os chamados Potentials (Potenciais, em português). São sugestões de amigos selecionadas com base nos seus interesses.
3 – Quem visitou o seu perfil
Uma das funções mais polêmicas e mais saudosas do finado Orkut está presente no Hello. Como a rede social só funciona em dispositivos móveis, o app envia para você uma notificação toda vez que o seu perfil for visitado por algum outro usuário da rede, seja ele seu amigo ou não.
4 – Anonimato
O Hello também aposta em outro sistema bastante polêmico, do qual outras redes sociais preferem manter distância. No app, será possível fazer comentários em posts e até publicar imagens ou textos de forma anônima, com seu perfil invisível para os outros. Resta saber quais serão as limitações desse recurso, já que é importante evitar que a rede se torne um palco para discurso de ódio.
5 – Elementos de RPG
Você não leu errado: o Hello simula elementos de role-playing game (RPG), como os games The Elder Scrolls, Final Fantasy e Fallout, por exemplo. Para tornar seu perfil mais popular, é preciso fazer parte de uma classe, escolhida pelo app com base em uma série de perguntas. Você também poderá ganhar pontos de experiência com interações, subindo de nível e desbloqueando moedas virtuais – que podem ser gastas em vantagens e jogos dentro do próprio aplicativo.