O Centro Integrado de Operações Policiais da Paraíba (Ciop-PB) está orientando os usuários do Pokémon Go a adotarem cuidados redobrados na caça virtual, principalmente nas ruas e em locais públicos. O Coronel Arnaldo Sobrinho, coordenador do Ciop, informou que em João Pessoa ainda não foi registrado chamado envolvendo o Pokémon Go, mas que a Polícia tem observado aglomerações de pessoas andando pelas ruas completamente desatentas por estarem olhando o celular.
A Polícia recomenda que os usuários do Pokémon Go joguem somente em locais conhecidos e com amigos em grupo, “nunca em lugares desconhecidos, escuros e desertos”, ressaltou o Coronel. No caso de crianças, a orientação é que os pais permaneçam ao lado deles.
Outra alerta é em relação aos motoristas, o próprio jogo emite um alerta para que não se jogue enquanto dirige. “Nessa semana o estado de Santa Catarina registrou um acidente com seis óbitos causado pela distração do motorista que caçava pokémons enquanto dirigia”, disse o coordenador do Ciop. A distração é um dos principais motivos deste tipo de acidente. Por isso, a Polícia alerta, se quiser sair à caça no trânsito, procure evitar ser o motorista.
Os jogadores precisam também evitar entrar em áreas privadas sem autorização. “Os usuários na ansiedade de capturar o Pokémon pode entrar em um local privado sem autorização prévia, isso pode provocar grandes problemas”, ressaltou o Coronel.
Para evitar riscos de assaltos, por exemplo, o Ciop divulgou a imagem abaixo para orientar jogadores e reduzir perigos nas ruas durante as caçadas. Além de alertar sobre riscos de violência, o aviso pede que os jogadores tenham cuidado ao se deslocar a pé enquanto brincam, para evitar acidentes, como por exemplo, um atropelamento.
Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais: Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.
Entre em contato com a redação do ClickPB:
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]