As notícias continuam desanimadoras para os profissionais da enfermagem que têm lutado para receber o piso salarial aprovado no Congresso Nacional em abril. Em entrevista ao ClickPB, o presidente da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho, revelou que quem tiver vínculo em mais de uma prefeitura só vai receber o piso referente a uma delas.
Isso vai acontecer, segundo George Coelho, porque após a realização do censo, o Ministério da Saúde decidiu enviar recursos para pagar aos profissionais por apenas um dos vínculos existentes.
“Por exemplo: um profissional trabalha em Campina Grande e Boa Vista ao mesmo tempo. São cidades próximas e essa é uma categoria que pode ter mais de um vínculo de emprego. Só que no censo que foi feito, o Ministério da Saúde enviou recursos para o pagamento do piso a esse profissional ser efetuado por apenas uma dessas prefeituras. Então ele receberá o piso de uma, mas de outra não, porque não foi incluído e o recurso não veio”, detalhou George Coelho.
- Presidente do Coren-PB cobra do Ministério da Saúde solução para piso da enfermagem na Paraíba
- Presidente da Famup nega que prefeitos não querem pagar o piso da enfermagem: “os repasses são insuficientes”
Com relação a efetivação do pagamento do piso aos profissionais, o presidente da Famup explicou que os prefeitos agora terão que enviar o projeto orçamentário em caráter de urgência para que as Câmaras de Vereadores aprovem os pagamentos.
Isso tudo precisa acontecer em no máximo 30 dias a contar da data que as prefeituras receberam os recursos do governo federal. Significa que até o dia 22 de setembro a categoria tem que ter o piso salarial pago de acordo com o determinado.