Populares e turistas que estavam no Litoral do Rio Grande do Norte ontem (29) foram surpreendidos com a aparição de baleias jubarte nas imediações do famoso ‘chapadão’ da praia de Pipa. Conforme apurou o ClickPB, em um vídeo compartilhado nas redes sociais é possível ver diversas pessoas acompanhando o ‘show’ dos animais no litoral potiguar.
“Olha lá gente. Olha isso velho! São duas!”, diz um popular impressionado em vídeo ao qual ClickPB teve acesso. Desde o início do mês tem sido frequente o avistamento de baleias jubarte ao longo da costa brasileira, já que a região é considerada uma ‘rota de passagem’ destes animais, pois eles saem das regiões polares em busca de águas quentes para reprodução.
Segundo apurou a reportagem, na manhã desta quarta-feira (30), baleias jubarte voltaram a ser vistas em Tibau do Sul, onde fica localizada a praia da Pipa.
De acordo com a Fundação Mamíferos Aquáticos, o aparecimento das baleias podem ser vistas do litoral do Rio Grande do Norte ao litoral de São Paulo, especialmente entre o sul da Bahia e o norte do Espírito Santo (no chamado ‘banco de Abrolhos’).
Este mês, pedaços de duas baleias jubarte foram encontradas ao longo do litoral paraibano, no dia 03 na praia do Sol e no dia 12 na praia de Fagundes. Até o momento não se sabe o que causou a morte de tais animais, porém segundo a Fundação Mamíferos Aquáticos, “com o aumento da estimativa populacional da espécie, aumenta também a probabilidade nos números de encalhes”.
Encontrei uma baleia jubarte, o que faço?
A baleia jubarte não apresenta risco para banhistas e/ou embarcações, porém ao observá-las, é necessário manter uma distância segura devido ao tamanho e peso dos animais.
No caso dos animais do tipo encontrados encalhados no litoral paraibano, especialistas do Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho/Fundação Mamíferos Aquáticos recomendam que a entidade seja acionada pelos telefones: (83) 99961-1338/ (83) 99961- 1352 (WhatsApp).
Para estas situações, o alerta é para não se aproximar e nem tocar no animal ou na carcaça.VEJA VÍDEO: