A prefeita de São Domingos, Sertão paraibano, Adeilza Soares Freires, exonerou todos os servidores contratados, comissionados, secretários municipais e ocupantes de cargos de confiança. O ClickPB verificou que a medida foi adotada por meio de um decreto publicado no Diário Oficial dos Municípios desta sexta-feira (08).
De acordo com dados do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), a administração municipal mantinha 71 funcionários comissionados e 103 contratados por excepcional interesse público, o que representa 54,89% da folha de pessoal, como apurou o ClickPB.
Além da demissão, a gestora também revogou todas as cessões de servidores municipais para outros órgãos, entidades ou empresas, medida que já passa a valer a partir de hoje.
Também fica proibido o fornecimento de combustíveis, serviços e bens a qualquer servidor exonerado nos termos deste Decreto, exceto quando estritamente necessário e devidamente autorizado pela prefeita.
Outros quatro prefeitos paraibanos já tomaram a iniciativa de fazer cortes de pessoal. Todos eles alegaram no decreto que a medida era por conta da queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Adeilza, no entanto, não utilizou a mesma justificativa.
Leia também:
- Em crise pelo FPM, prefeito de Sapé corta o próprio salário, da vice e secretários; gratificações e diárias são suspensas
- Mais um em crise: prefeito de Caaporã corta 20% do próprio salário e determina retirada de gratificações de servidores
- Para conter crise, Prefeitura de Jacaraú corta 30% dos salários de comissionados, prefeito e vice
- Prefeito de Triunfo demite comissionados e contratados para conter crise; salários dos gestores são mantidos
- Crise no FPM: após demissões, prefeito de Triunfo corta o próprio salário, reduz o do vice e de secretários