O Porto de Cabedelo vai começar a exportar o açúcar produzido no estado. A ação vai se tornar possível até o fim do ano, quando o Governo do Estado vai finalizar a reforma dos galpões do porto. A informação foi dada pelo governador João Azevêdo (PSB) durante o programa Conversa com o Governador, da Rádio Tabajara, nesta segunda-feira (11).
Como visto pelo ClickPB, a exportação vai ser feita com navios de até 55 mil toneladas, que vão poder atracar no porto após a conclusão das obras de dragagem, que aprofundaram o canal de entrada para o porto e liberou a chegada de navios maiores.
O governador falou que, no total, o Porto de Cabedelo vem recebendo investimentos de R$ 170 milhões e que a finalização da dragagem vai garantir mais geração de empregos, já que a movimentação do porto aumentará exponencialmente.
“A entrega da dragagem é um dos dias que ficará marcado na nossa gestão. O porto vai poder operar 24 horas por dia e teremos a chegada de navios de até 55 mil toneladas e, com a reforma dos armazéns, iremos receber qualquer tipo de carga. Com isso, vamos iniciar a exportação de açúcar através do Porto e também de outros materiais. É um investimento que ninguém vê, porque está debaixo do mar (dragagem) e nos armazéns, mas é será um reflexo direto na geração de empregos”, afirmou o governador.
Outra obra desenvolvida no porto é a construção de um estacionamento para os caminhões. O local, que é feito através de uma Parceria Público-Privada (PPP), vai retirar do Centro de Cabedelo os caminhões que aguardam serem chamados para carregamento dentro do Porto.
Como acompanhado pelo ClickPB, o governador também falou que o projeto Porto-Cidade, que vai integrar as atividades do porto com a população de Cabedelo. Segundo João Azevêdo, o projeto vai oferecer atendimento médico, exames e cursos de línguas e música para a população.
“Faremos com que a população se integre às atividades do porto e o porto oferecerá, em troca, cursos profissionalizantes, de instrumentos musicais e de línguas para qualquer pessoa que mora em Cabedelo. Todas as pessoas, servidores ou não, poderão ter atendimento na área de saúde, com exames e atendimento médico, que já funciona hoje. Tudo próximo ao Porto. O projeto integra as ações através do conceito de inclusão da população dentro de um projeto de Estado”, finalizou o governador, como notado pelo ClickPB.