Após dois anos de relações estremecidas por causa da espionagem da Agência de Segurança Nacional (NSA, em inglês) a Dilma Rousseff, revelados por Edward Snowden, nesta terça-feira (30), durante visita da presidente brasileira ao presidente Barack Obama, nos Estados Unidos, os chefes dos dois países reafirmam aderência ao enfoque multissetorial para a governança da Internet e, neste contexto, reafirmam o compromisso de cooperar para o êxito da X edição do Fórum de Governança da Internet ((Internet Governance Forum – IGF), que vai acontecer em João Pessoa, no Centro de Convenções, de 9 a 13 de novembro de 2015, quando a capital paraibana vai receber representantes de 130 países.
O Brasil e os EUA compartilham o entendimento de que a governança global da Internet deve ser transparente e inclusiva, assegurando a plena participação dos governos, da sociedade civil, do setor privado e das organizações internacionais, para que a Internet cumpra seu potencial como ferramenta poderosa para o desenvolvimento econômico e social.
Os dois países reconhecem que a agenda aprovada na conferência NETmundial (São Paulo, abril de 2014) constitui um guia para discussões referentes ao futuro do sistema de governança da Internet.
A cooperação bilateral em temas cibernéticos será retomada com a realização da II reunião do Grupo de Trabalho sobre Internet e Tecnologias da Informação e das Comunicações, em Brasília, no segundo semestre deste ano. A reunião oferecerá oportunidade para troca de experiências e a exploração de possibilidades de cooperação em áreas-chave, inclusive governo eletrônico, economia digital, segurança cibernética, prevenção de crimes cibernéticos, atividades de capacitação, segurança internacional no ciberespaço e pesquisa, desenvolvimento e inovação.
Em comunicado conjunto dos presidentes Dilma Rousseff e Barack Obama feito pelo Itamaraty, ambos os presidentes reafirmam o interesse em participar ativamente do processo preparatório da Reunião de Alto Nível da Assembleia-Geral das Nações Unidas para Revisão de Dez Anos dos Resultados da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (CMSI), a realizar-se em Nova York, em dezembro de 2015.
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – IBGE/ 2013, 85.572 milhões de pessoas de 10 anos ou mais de idade utilizaram Internet no Brasil. Na Paraíba, esse número é de 1.377 milhão. Por regiões, estão assim distribuídos:
Nordeste 17.579 milhões
Centro-Oeste 7.010 milhões
Norte 5.377 milhões
Sudeste 42.111 milhões
Sul 13.495 milhões