Contas

Presidente do TCE diz que prefeituras da Paraíba receberam 3% a mais de FPM e defende redução de despesas; FAMUP rebate

Nominando Diniz alegou que mesmo com o crescimento do FPM, as prefeituras estão passando aperto por causa das despesas, que não param de crescer.

Mesmo com lei complementar, Nominando Diniz poderá perder cargo no TCE se assumir Prefeitura de João Pessoa

Conselheiro Nominando Diniz - Foto: Walla Santos/ClickPB/Arquivo

O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), Nominando Diniz, afirmou, nesta segunda-feira (9), que as prefeituras paraibanas receberam, em média, 3% a mais de Fundo de Participação dos Municípios (FPM) no último pagamento realizado. Nominando alegou que mesmo com o crescimento do FPM, as prefeituras estão passando aperto por causa das despesas, que não param de crescer.

Como visto pelo ClickPB, o presidente do TCE-PB alegou, em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Arapuan FM, que para saber da saúde financeira das prefeituras, a Corte fez um estudo nos dados enviados pelas próprias prefeituras e, com isso, constatou o recebimento maior de FPM.

“Houve acréscimo em média de 3% nos recursos, só no FPM. Não levei em consideração outras receitas, apenas FPM, porque é a maior receita dos municípios. Cresceu a despesa e esse desequilíbrio [reclamação de falta de recursos] é evidente. A receita se transforma em custeio, mas a despesa tem que ser reduzida”, falou o presidente do TCE-PB, como observado pelo ClickPB.

FAMUP rebate afirmação

Também em entrevista ao Arapuan Verdade, o presidente da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (FAMUP), George Coelho, rebateu a afirmação de Nominando Diniz.

Como notado pelo ClickPB, George Coelho considerou que o TCE-PB tem acesso aos dados das prefeituras e que a Corte tem a visão dela sobre isso que, no caso, é divergente das prefeituras.

“O Tribunal tem os dados concretos e tem a visão dele [sobre o assunto]. Nós temos a nossa. Reclamamos não só do FPM, mas do aumento do custeio da máquina pública. Conseguimos a reposição da perda do FPM e vamos ser contemplados até o fim do ano [pelo Governo Federal]”, disse George Coelho, como acompanhado pelo ClickPB.

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Jhony Bezerra visa disputar vaga de deputado para fortalecer candidatura a prefeito de Campina Grande em 2028: “sonho não acabou”

2

Política

Deputado sugere acabar com feriados no país; veja o que diz a proposta

3

Política

Pollyanna celebra pagamento do Abono Natalino para mais de 1,6 milhão de paraibanos; confira calendário

4

Política

Desembargador suspende contratações temporárias por excepcional interesse feitas pelo Governo da Paraíba

5

Política

Francisca Motta diz que Republicanos estará na chapa majoritária de 2026 e defende união da base do governo