Nilvan

A novela de 2010: Primeiro ato

Não estranhem se os acontecimentos políticos concretizarem um cenário que muitos ainda não acreditam: a possibilidade de assistirmos no mesmo […]

Não estranhem se os acontecimentos políticos concretizarem um cenário que muitos ainda não acreditam: a possibilidade de assistirmos no mesmo palanque, em 2010, o prefeito da capital, Ricardo Coutinho (PSB) e o atual governador José Maranhão (PMDB).

E quase nada depende do que hoje observamos aqui no cotidiano político da Paraíba. 

As principais costuras dependem mesmo é da conjuntura nacional, envolvendo as cúpulas dos dois partidos arrolados no caso, isto é, o PMDB e o PSB, além de outro mais interessado ainda na confirmação da aliança, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Lula, mais do que ninguém, precisa construir um palanque que consiga unificar o maior número de forças progressistas, ditas do campo da esquerda nacional, em torno do projeto de eleição da ministra Dilma Rouseff, e ao que parece, não medirá esforços para consolidar tão engenharia.

O PT sabe que precisa costurar o leque de alianças em torno da candidatura de Dilma e é pouco provável que os interesses do PMDB, um partido forte à nível nacional, sofram qualquer prejuízo num estado como o nosso, havendo a possibilidade de “maquinar” uma saída eleitoralmente construída no sentido de provocar um só palanque tanto na Paraíba como em outros federados.

As forças estão agindo

Algumas articulações já estariam acontecendo nos últimos dias, tendo como eixo a capital federal, Brasília. Figuras influentes já estariam tentando convencer as cúpulas de alguns partidos da necessidade de costurar um só palanque em torno da candidatura de Dilma, observando os passos verificados nacionalmente.

Os deputados Manoel Junior (PSB) e Wilson Santiago (PMDB) seriam os dois principais articuladores na capital federal.

Luiz Couto enquadrado

Segundo fontes, o menor problema na Paraíba seria o PT, ou seja, a tendência do partido que hoje é liderada pelo deputado Luiz Couto. Dentro da estratégia de garantir as condições objetivas para a eleição da ministra Dilma, o PT paraibano deve seguir as orientações da cúpula nacional e ponto final.

A força de Ricardo não pode ser minimizada

Diante de tantas especulações e articulações que ocorrem de forma silenciosa nos bastidores da política, ninguém pode negar que o prefeito Ricardo Coutinho tem todos os méritos para garantir o seu projeto de chegar ao Palácio da Redenção, através do voto popular.

Ricardo tem conseguido vencer o obstáculo de ser até bem pouco tempo um candidato pouco conhecido no estado, tem visitado regiões importantes no cenário político paraibano, avançando consideravelmente diante do tabuleiro eleitoral. 

Não sei até que ponto uma sigla seja atropelo concreto para o projeto iniciado por ele, Ricardo Coutinho, tendo em vista a disputa pelo governo da Paraíba no próximo ano.

Amanhã tem mais…

Informações para a coluna: 8880:9140.

COMPARTILHE

Bombando em Nilvan

1

Nilvan

E agora, Major?

2

Nilvan

Os técnicos, os políticos e o governo

3

Nilvan

Presente de Grego

4

Nilvan

Ricardo, os aliados e a divisão do bolo

5

Nilvan

O Fôlego que Vené precisava