Sem querer polemizar, mas, continuo achando um erro estratégico de natureza grave a viagem do ex-governador Cássio Cunha Lima, aos Estados Unidos. O prejuízo, a meu ver, é político, e dependendo do tom que alcance, pode ser irremediável, com sérias conseqüências para o próximo ano.
Acredito que se o objetivo de Cássio, após ser cassado pelo TSE, é indubitavelmente, derrotar o atual governador José Maranhão, o campo para esse embate é aqui, na Paraíba e não lá na terra do Tio Sam.
Ah, mas alguns aliados na ânsia de agradar a Cássio poderiam dizer que ele tinha todo o direito de descansar com a família, após aquele processo traumático para a vida política da Paraíba. Claro que tem e eu também concordo.
Mas, se nos despirmos um pouco desse desejo de agradar a Cássio, chegaremos a conclusão de que a sua viagem só facilitou a vida do atual governador José Maranhão.
Isso mesmo! Maranhão foi o grande beneficiado com o descanso merecido do ex-governador Cássio Cunha Lima.
Senão vejamos:
1. Cássio viajou para os Estados Unidos e deixou o seu grupo político literalmente rachado em relação as eleições do próximo ano. Verdade ou mentira?
2. Qual a voz mais credenciada para o debate intenso sobre as questões político-administrativas que envolvem o atual momento? É claro que é a de Cássio e não está aqui participando ativamente dos enfrentamentos. Verdade ou mentira?
3. Alguns deputados estaduais ligados umbilicalmente a Cássio, que poderiam estar no enfrentamento diário a Maranhão, fazem o inverso e tratam de desgastar ou neutralizar o candidato do PSDB, o senador Cícero Lucena. Verdade ou mentira?
4. As dúvidas ora instaladas na principal oposição em nosso estado deixa também uma série de prefeitos e vereadores prestes a ceder aos encantos do Palácio da Redenção, pois necessitam de obras e recursos, oriundos de convênios para satisfazer as expectativas do seu eleitorado. E já são vários os prefeitos e vereadores declarando apoio ao projeto de reeleição do PMDB. É verdade ou mentira?
5. Alimentando expectativas de receber o apoio de Cássio, o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), calcula cada passo, na relação e nos posicionamentos, quando o assunto é o governador José Maranhão, pois a incógnita em torno do ex-governador, lhe coloca numa posição de aguardar os acontecimentos que surgirão a partir de setembro, data marcada para o retorno do tucano à Paraíba. Verdade ou mentira?
6. Enquanto isso, Maranhão vai tendo toda a tranqüilidade para governar e fazer política. Ele aproveita as deficiências de Cícero e de Ricardo, pois ficaram dependentes de Cássio, para desenhar os espaços a serem conquistados milimetricamente. Não dorme direito, governa e faz política de manhã, de tarde e de noite.
TROCANDO EM MIÚDOS
Vené continua nos bastidores
…Após da forte mídia a que foi cercado, o prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo, mudou a estratégia. Continua costurando apoios e simpatizantes para o projeto de uma possível candidatura ao governo do estado, mas a moda mineira: comendo quietinho. Vai esperar os momentos estrategicamente corretos para novos fatos.
Mandato positivo até agora
…O vereador Bira Pereira tem sido um dos referenciais na atual legislatura em João Pessoa. Apesar da juventude e de ser uma primeira experiência no parlamento mirim, Bira tem atraído para si debates importantes para a capital. São poucos os que conseguem ser governo e manter um nível de qualidade ao mandato.
Cadê tu Bruno?
Já ouvi vários populares perguntando pelos primeiros resultados do mandato do vereador Bruno Farias, do PPS. Começou com um pique danado e depois definhou. Será que faltou gás ao parlamentar? Será que se decepcionou? Perdeu o gosto pelo parlamento? Decepcionou-se? Perguntar não ofende.
Campanha na rua
Ricardo Coutinho, José Maranhão, Cícero Lucena e Efraim Morais não perderam um só minuto no final de semana. A maratona foi de visitas a várias partes do estado, na tentativa de continuar a propagação de seus nomes, tendo em vista o processo sucessório do próximo ano.
Sonho conquistado
De parabéns a minha querida Cajazeiras que agora sim vai receber um aeroporto de vergonha, digno da importância que essa cidade tem para o restante do estado. Abraçar todos aqueles que sempre mantiveram essa bandeira erguida em defesa da construção do novo aeroporto em especial o Professor José Antônio de Albuquerque (Rádio Alto Piranhas), Associação Comercial, Câmara dos Dirigentes Lojistas, o ex-prefeito Carlos Antônio, o empresário Walter Cartaxo e o médico José Maria Moreira, que doou parte do terreno onde a obra ficará localizada.