Nilvan

A OAB precisa ressuscitar!!

A história tem mostrado que o papel da OAB no nosso país tem sido fundamental no momento das principais transformações […]

A história tem mostrado que o papel da OAB no nosso país tem sido fundamental no momento das principais transformações apontada pela sociedade. Foi assim, para não ir muito longe, nas lutas em defesa da democratização do país, quando as nossas principais liberdades estavam cerceadas.

Na luta pelas “Diretas Já”, lá estava também a OAB, ao lado de outras entidades da sociedade civil organizada, defendendo os interesses da maioria da população brasileira.

A luta contra a corrupção, os embates que apontam o combate aos graves escândalos e os principais duelos na defesa da democracia e da moralidade, tão em voga nos tempos de hoje, tem tido também a participação da Ordem dos Advogados do Brasil, sempre vigilante aos assuntos que carecem da voz ativa de uma entidade, que sempre a marca da combatividade.

Mas não tem sido esse o papel da OAB aqui no nosso estado, pelos menos nos últimos anos. Não quero aqui ser um crítico ferrenho em relação a atuação da entidade, até porque não sou advogado, mas quero meter a colher nesse assunto, uma vez que a OAB, sofre, atualmente, de uma patologia vivida por muitas das históricas organizações que antes tinham uma atuação mais acentuada.

Nada contra o atual presidente Zé Mário, mas acho que sua passagem pela “ordem” deixa muito a desejar. Venhamos e convenhamos, fazendo uma análise crítica, equilibrada e acentuada, a gestão do meu amigo José Mário, foi fraca, tímida, ausente e causou um certo atrofiamento das ações da OAB nos assuntos que sempre foram a marca da entidade.

É por isso que tem crescido o número de advogados que assume deliberada e abertamente o papel de oposição nas eleições para renovação da diretoria da ordem.

Num estado de tantos problemas, tantos assuntos que precisam diariamente da fomentação de um núcleo que possa liderar o enfrentamento de tantas questões, não se pode conceber que justamente a OAB continue a mercê da realidade da sociedade nos dias atuais.

A OAB precisa de um choque de gestão, necessita de um dirigente ou de um grupo de líderes que coloque a entidade no centro dos debates sobre a Paraíba, na luta permanente em defesa dos advogados e da sociedade.

COMPARTILHE

Bombando em Nilvan

1

Nilvan

E agora, Major?

2

Nilvan

Os técnicos, os políticos e o governo

3

Nilvan

Presente de Grego

4

Nilvan

Ricardo, os aliados e a divisão do bolo

5

Nilvan

O Fôlego que Vené precisava