Nilvan

O dia em que Cássio despencou

msn: [email protected] twitter.com/nilvan Contatos: (83) 8756-9140/9135-8482 A pesquisa divulgada pelo instituto CONSULT, revelando números sobre a corrida para o Senado […]

msn: [email protected]
twitter.com/nilvan
Contatos: (83) 8756-9140/9135-8482

A pesquisa divulgada pelo instituto CONSULT, revelando números sobre a corrida para o Senado da República mostra um determinado quadro, envolvendo os principais nomes e, na minha modesta opinião, apresenta um quesito fundamental e que precisa ser apreciado pelos analistas políticos do nosso estado.

O quesito a que me refiro é sobre as reflexões que estão sendo feitas para explicar a queda acentuada da candidatura do ex-governador Cássio Cunha Lima. Cássio, que os mais apaixonados fazem questão de dizer que é dono de mais de um milhão de votos, baseados na eleição para o governo do estado em 2006, vive um dilema, representado no declínio da preferência do eleitorado, que pode ser agravado, se as próximas pesquisas não lhe forem favoráveis e se essa tendência de queda for repetitiva.

E onde estão as explicações para a queda de Cássio nas pesquisas? Que fatores podem ter contribuído? É fácil de fazer uma simples avaliação de conjuntura e vou procurar ser claro e preciso para explicar o meu entendimento em relação ao assunto.

Cássio cai nas pesquisas e isso pode ser reflexo da crise vivenciada dentro do seu partido, o PSDB. É claro que os acontecimentos internos no ninho tucano também refletem no seu projeto de ocupar uma cadeira no Senado Federal. O povo, ao que parece, não entendeu e nem aceitou ou digeriu a proposta de traição contra o senador Cícero Lucena, que tem na figura de Cássio o maior representante.

É como se a opinião pública estivesse tentando castigá-lo pelo fato do abandono ao velho e leal amigo, para apoiar alguém que não tem nenhuma identidade com os projetos do grupo que governou o nosso estado até o ano passado. E nesse ponto o povo costuma ser cruel e impiedoso.

Cássio ainda não conseguiu explicar para a população como se apaixonou, politicamente, é claro, do dia pra noite, pela candidatura de Ricardo Coutinho, em detrimento do projeto de Cícero, que é o de ser candidato do PSDB ao Governo do Estado.

Não tem outra explicação para o fato de Cássio ter caído cerca de dez pontos entre a pesquisa do IBPE, divulgada ainda no ano passado e os números apresentados pela CONSULT nesta quinta-feira. É algo que se transformou no centro das atenções dos “cassistas” e pode ter desdobramentos.

COMPARTILHE

Bombando em Nilvan

1

Nilvan

E agora, Major?

2

Nilvan

Os técnicos, os políticos e o governo

3

Nilvan

Presente de Grego

4

Nilvan

Ricardo, os aliados e a divisão do bolo

5

Nilvan

O Fôlego que Vené precisava