Saúde

Família deve estar atenta para sinais de adoecimento de mães pós-parto: “necessário tratamento para evitar piora”, diz psiquiatra

A psiquiatra Camilla Franca, diretora técnica do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, em João Pessoa, em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta quinta-feira (26), alertou para os cuidados que familiares ou rede de apoio devem ter com mães durante o período pós parto.

Família deve estar atenta para sinais de adoecimento de mães pós-parto: "necessário tratamento para evitar piora", diz psiquiatra

Segundo ela, essa fase traz grandes mudanças para a mulher e é necessário que haja acompanhamento dos sinais de adoecimento psíquico que a mãe pode dar ao enfrentar o puerpério e a fase dos primeiros anos de vida da criança. — Foto:reprodução

A psiquiatra Camilla Franca, diretora técnica do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, em João Pessoa, em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta quinta-feira (26), alertou para os cuidados que familiares ou rede de apoio devem ter com mães durante o período pós parto.

Segundo ela, essa fase traz grandes mudanças para a mulher e é necessário que haja acompanhamento dos sinais de adoecimento psíquico que a mãe pode dar ao enfrentar o puerpério e a fase dos primeiros anos de vida da criança. 

“Pode ocorrer a depressão pós parto, que traz vários sintomas como tristeza, fraqueza, falta de vontade de viver, entre outros sintomas, e psicose puerperal, onde a paciente está fora da realidade, em delírio, pode se ampliar e evoluir até seis semanas após o parto, inclusive está indicado internação hospitalar para o tratamento”, destacou como acompanhou o ClickPB.

Sobre os casos mais graves de adoecimento a exemplo da psicose, que coloca em risco a vida da criança, a médica reforçou que “a rede de apoio e a família devem estar atenta e, se houver os sinais, a criança deve ser afastada da mãe devido o risco de vida”, alertou a psiquiatra. 

Saiba mais 

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Obras da ‘Ponte do Futuro’ são iniciadas em Cabedelo; veja fotos

2

Paraíba

Fim de ano: presidente da Fecomércio afirma que são esperadas 7 mil contratações na Paraíba a partir de outubro

3

Paraíba

Inscrições do concurso da Prefeitura de João Pessoa com 432 vagas e salários de mais de R$ 2 mil vão até 7 de outubro

4

Paraíba

Na Paraíba, empresas de ônibus interestaduais são obrigadas a transportar eleitores gratuitamente no dia da eleição

5

Paraíba

Arthur Souto reforça campanha de Paulo Maia