A prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicada no próximo sábado (05), e o ClickPB conversou com a professora Amanda Conceição para saber quais os principais temas que estão sendo cotados para a edição 2023 e como o candidato deve se preparar.
Em entrevista ao ClickPB, a professora elencou cinco possíveis temas, e destacou que o estudante deve estar por dentro dos últimos acontecimentos em diversas áreas, como saúde, educação e segurança no Brasil, além do acordo da Organização das Nações Unidas (ONU), que tem o objetivo de melhorar o desenvolvimento sustentável e combater a desigualdade no mundo até 2030.
“É imprescindível que seja do conhecimento de todos aqueles que irão fazer a prova, o conhecimento das ODS – Objetivos de Desenvolvimentos Sustentável, são ao todo 17, fruto de um acordo entre os países que compõem a ONU, com base na Agenda 2030, que é plano de ação para melhorar a qualidade de vida das pessoas, do planeta e para trazer prosperidade, e como esses Objetivos estão sendo aplicados no Brasil”, afirmou Amanda Conceição ao ClickPB.
Ainda de acordo com a professora, é importante também lembrar dos temas abordados nas redações passadas. Segundo ela, há uma palavra específica que se repetiu nas últimas provas e o estudante deve ficar atento à ela.
“Analisando as últimas redações, percebi que há uma palavra que se repete nos temas das propostas dos textos dissertativos-argumentativos anteriores, a palavra desafio: 2007 – O desafio de se conviver com as diferenças; 2017 – Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil. Pode ser que ela não venha explícita neste Enem de 2023, mas é importante o candidato se preparar para responder a sua essência que é incitar, provocar alguém a encontrar uma solução para um problema”, destacou.
Confira os cinco possíveis temas para a redação do Enem 2023, elencados pela professora Amanda Conceição:
- Desafios para a construção de uma sociedade igualitária no Brasil;
- Desafios para conclusão dos estudos no Brasil;
- Caminhos para alcançar a sustentabilidade no Brasil;
- Ações para diminuir os efeitos das mudanças climáticas no Brasil;
- A aplicação dos direitos humanos no Brasil.
Conforme apurado pelo ClickPB, as provas do Enem 2023 estão previstas para os dias 05 e 12 de novembro. O estudante que tiver sido alocado a mais de 30 km de distância de casa por erro da organização, pode pedir a aplicação no período de 13 a 17 de novembro e fazer o exame em 12 e 13 de dezembro. O gabarito será divulgado no dia 24 de novembro e o resultado final no dia 16 de janeiro de 2024.
Para conferir o local de prova e obter mais informações sobre o Enem, o candidato deve acessar o site do Inep por meio do link enem.inep.gov.br/participante.