Fuba

Energia Pesada!

      Não basta ser místico ou um profundo conhecedor de “energia espiritual” para sentir a nuvem pesada que ronda a […]

      Não basta ser místico ou um profundo conhecedor de “energia espiritual” para sentir a nuvem pesada que ronda a nossa cidade e a insegurança de seus habitantes. Ultimamente em muitas rodas sociais tenho escutado e sentido isso com freqüência e com muito mais intensidade. As pessoas comentam assombradas da falta de segurança, dos desmantelos políticos e das barbaridades que assolam as páginas dos jornais, rádios, redes sociais e principalmente do que vem da boca miúda do povo, real detentor da sabedoria popular. As pessoas estão desmotivadas e desacreditadas. Existe no ar uma incapacidade de vivenciar a auto-estima e se orgulhar de nossa gente. A decepção generalizada proveniente da política do novo governo fez com que o nosso estado mergulhasse definitivamente no caos deixando as pessoas com medo e fragilizadas. É como se a esperança fosse transformada em desilusão e o povo entrasse em profundo baixo astral. Pelo menos é o que todos comentam com semblante de indignação, insatisfação e falta de perspectiva.  

          Na verdade, tudo que acontece numa cidade seja de bom ou de ruim reflete na energia que circula de sua população ou de seus governantes. Faz tempo que deixamos de ser uma sociedade pacata onde o slogan “a tranquilidade existe” era a tônica de campanhas turísticas na tentativa de vender nosso destino para outros estados do Brasil e para o mundo. Todos os dias a cidade é pega de surpresa pela violência e a disritmia acelerada de seus munícipes. A televisão só consegue, em plena hora de refeição, mostrar assassinatos, estrupos, violência e tudo que não presta. O crak tomou conta da cidade e hoje já somos uma das primeiras do Brasil no rank dessa droga.  Assalto a mão armada, violência no trânsito, crime de homofobia, seqüestros relâmpagos, mortes e mais mortes entre gangs são vivenciadas todos os dias na cidade. Até facções criminosas entraram para o nosso convívio, um fato que no passado próximo só era visto através do noticiário nacional e pelo crime organizado das favelas do Rio de Janeiro e São Paulo. Na “brincadeira” já somos a segunda cidade mais violenta do país, é mole? Toda essa energia negativa, acreditem se quiser, entra no inconsciente coletivo da população e só faz somatizar o medo e a intranqüilidade.

          Por outro lado o governo, todos os dias, só sabe dar maus exemplos. É um escândalo atrás do outro envolvendo falcatruas e roubalheira generalizada que não são investigadas e nem tão pouco apurados. Nunca se viu tantas irregularidades na história da Paraíba e tanta impunidade e parcialidade dos órgãos fiscalizadores. Parece até que está tudo comprado, cooptado e dominado. Uma vergonha!  A Paraíba, aos poucos, mergulha na lama nojenta da corrupção e entra para o cenário nacional como um dos estados mais violentos e corruptos do Brasil. Esse sentimento de horror e impunidade aos poucos ganha espaço transformando numa coisa normal e familiar no dia a dia de todos os paraibanos. O povo não tem coragem de denunciar, ir para as ruas ou mesmo se manifestar. Daí, o silêncio! Seja na violência cotidiana de um bairro ou na falcatrua governamental aplicada pelos políticos do atual poder, o medo de perseguição é tão grande que acabam omitindo a denúncia ficando calados e quietos com receio de uma provável represália. Lamentável!  

É esse o retrato da Paraíba de hoje que mesmo com todas as belezas naturais e encantadoras não consegue avançar e se animar para um futuro mais digno de sua gente. Quem dera um dia volte a reinar a leveza e a tranquilidade que um dia já foi a característica principal de nossa terra e que essa energia pesada, arrogante e centralizadora, seja substituída pelos bons ventos que nos torna livres, leves e soltos.

         

COMPARTILHE

Bombando em Fuba

1

Fuba

UMA ÚLTIMA REFLEXÃO!

2

Fuba

A DOR DA DIGNIDADE

3

Fuba

OS VERDADEIROS PINÓQUIOS

4

Fuba

ERA SÓ O QUE FALTAVA!

5

Fuba

CONCEPÇÃO ERRADA