A Assembléia Legislativa da Paraíba aprovou o projeto de permuta do terreno da Acadepol. Vitória do governador Ricardo Coutinho, sem dúvidas. Mesmo com o placar apertado (19 a 16), a decisão foi motivo de comemoração para os governistas, diante da polêmica gerada em relação ao assunto nos últimos dias. Muitos temiam coisa pior.
Mas o que chamou atenção mesmo foi uma decisão tomada no âmbito da comissão de Constituição e Justiça, antes da votação do projeto em plenário. O novato e “inexperiente” Janduhy Carneiro (PPS), contabilizado na bancada governista, se amotinou e bateu de frente com o colega Adriano Galdino, impondo sua candidatura a presidente da comissão com apoio da oposição.
Sem a maioria necessária, Galdino desistiu e avalizou a eleição unânime do parlamentar de Pombal. Ficou engasgado com a manobra, mas aceitou. Não poupou adjetivos a Janduhy, mas nada pode fazer a não ser aceitar o resultado. O episódio foi registrado como mais uma derrota do governo.
Não foi só isso. Além de derrotar o candidato respaldado pelo líder de sua bancada Hervazio Bezerra (PSDB) e pelo próprio governador, Janduhy Carneiro por pouco não melou a aprovação da troca dos terrenos. Apresentou emenda obrigando a construção do shopping em prazo máximo de três anos e ainda tomando por base a avaliação da Caixa Econômica Federal para o terreno de Mangabeira. Tudo que o governo e o empresário Roberto Santiago não queriam.
A emenda foi rejeitada por 19 a 17 votos. Ou seja, com mais um voto para a oposição o governo dependeria do voto de minerva do presidente Ricardo Marcelo (PSDB) para desempatar o placar e garantir a aprovação do projeto sem modificações.
O governo venceu a parada, mas Janduhy deu um claro recado em nome de outros companheiros insatisfeitos com o tratamento que estão recebendo, mas sem coragem de externar publicamente a situação. Resta saber como vai reagir o Palácio da Redenção: se assimilará o recado ou continuará fazendo “ouvidos de mercador” em relação ao assunto.
Caindo fora
O governador Ricardo Coutinho deixou claro que o deputado Janduhy Carneiro já não merece a mesma confiança, após o episódio da eleição da CCJ da Assembléia Legislativa. Questionado se o parlamentar permaneceria na bancada governista, RC disparou: “Perguntem a ele”.
Golpe no PT
Uma fonte da Câmara Municipal garante que o governador Ricardo Coutinho já teria como minar o projeto do PT de lançar candidatura própria em João Pessoa. A idéia seria oferecer a vaga de vice na chapa de Luciano Agra ao partido. Os socialistas contariam com a ajuda de Luiz Couto para convencer a cúpula nacional de que o PT ainda não pode andar com as próprias pernas. Mais um golpe nas pretensões de crescimento da legenda no Estado.
Rompimento, jamais!
Curiosa a reação de um parlamentar Democrata, durante conversa com colegas, sobre um eventual rompimento com o Governador Ricardo Coutinho. “Romper, nem pensar. Ruim com o governo, pior sem ele. Depois, quem já se viu rompimento em início de governo”.
E é assim.
Em céu de brigadeiro
Quem saiu bem na fita novamente, nos dois últimos episódios polêmicos envolvendo a Assembléia Legislativa, foi o presidente da Casa, Ricardo Marcelo. No caso do terreno da Acadepol, agiu como magistrado, seguindo o que determina o Regimento Interno. No do duodécimo, também. Foi alvo de elogios de colegas em plenário e de integrantes de outros Poderes.
De volta ao batente
Depois de um “longo e tenebroso inverno”, estou eu aqui de novo no batente. Atendendo à convite do empresário Alberto Loureiro, passo a assinar coluna neste espaço a partir de hoje. Espero corresponder às expectativas de possíveis leitores, sejam admiradores ou críticos.