A cúpula do PSDB da Paraíba fez de conta que aceitou, para evitar problemas. Mas, na verdade, ninguém entendeu as razões pessoais que afastaram o ex-governador Cássio Cunha Lima da convenção de sábado (17), quando o deputado Ruy Carneiro foi reconduzido â presidência do diretório de João Pessoa.
Aliás, só o próprio Cássio pode esclarecer a verdadeira causa de sua ausência. Enquanto não o faz, sobram especulações. A mais freqüente é que o ex-governador teria ficado chateado com a nova prorrogação do mandato do senador Cícero Lucena como presidente do diretório estadual, pela direção nacional do PSDB.
Não é de hoje que Cássio tenta assumir o comando do PSDB no Estado para assegurar o apoio do partido ao projeto político-administrativo do governador Ricardo Coutinho (PSB), seu aliado e principal adversário de Cícero. O ex-governador também tem planos de voltar a gerir os destinos da Paraíba. O controle da legenda seria imprescindível a tal projeto.
Os cassistas mais afoitos chegaram a admitir até uma eventual disputa por votos em convenção com ciceristas. Mas, enquanto não assume o mandato de senador, Cássio testemunha o prestígio de Cícero junto à cúpula nacional que, além de prorrogar mais uma vez o mandato de presidente estadual, avalizou sua candidatura a prefeito da Capital.
Outra possível razão para Cássio não participar da convenção seria o constrangimento de estar ao lado de Cícero, mesmo que por poucos minutos, sendo aliado de Ricardo Coutinho e do prefeito Luciano agra, principais adversários do pré-candidato tucano.
Mas, nesse último caso, os deputados estaduais Hervázio Bezerra e João Gonçalves estariam em situação idêntica e nem por isso deixaram de prestigiar a festa do PSDB. Razões pessoais os dois tinham de sobra para não ir.
CBS detona o PT
Figura polêmica na década de 90, quando exerceu mandato de vereador em João Pessoa, Carlos Barbosa de Sousa, prestigiou a convenção municipal do PSDB. Amigo e aliado do deputado Ruy Carneiro, CBS não poupou “elogios” ao seu ex-partido. Ele se queixa que estava “muito mal acompanhado” no PT e não sabia.
RM reúne Colégio de Líderes
O presidente da Assembléia Legislativa, Ricardo Marcelo (PSDB), reúne o Colegiado de Líderes nesta segunda-feira (19) para por um ponto final no impasse entre as bancadas de Situação e Oposição. Indicação de membros das CPIs e votação de matérias pendentes constam na pauta do encontro.
Os ex estão de volta
Pelo menos cinco ex-vereadores devem disputar novamente vaga na Câmara Municipal da Capital. Padre Adelino, Severino Paiva, Nadja Palitot, Heraldo Teixeira de Carvalho e Fernando do Grotão já estão “esquentando as baterias” em busca de apoios para a campanha.