Uma suposta trama para tirar o controle do PMDB do ex-governador José Maranhão foi revelada, esta semana, por um influente peemedebista que preferiu não se identificar temendo perseguição interna. O plano estaria sendo arquitetado a partir de Campina Grande, com anuência da família Vital e conivência do ex-senador Wilson Santiago.
Segundo a fonte, a mudança de comando no PMDB garantiria a indicação do prefeito Veneziano ou de seu irmão, Vital do Rego Filho, como candidato ao Governo do Estado em 2014 e ainda a vaga de candidato a senador na chapa peemedebista para Santiago, que foi despejado do mandato pela Justiça e cedeu lugar a Cássio Cunha Lima (PSDB), o mais votado nas eleições de 2010 para o Senado Federal.
O mais nefasto nessa suposta trama, ainda de acordo com a fonte, é que tudo estaria acontecendo “nas barbas” de José Maranhão, a partir de um processo de “queimação” da pré-candidatura do ex-governador à sucessão municipal de João Pessoa. “A idéia é evitar a todo custo que Maranhão seja candidato para que ele não ganhe fôlego e queira disputar as eleições de 2014.O próximo passo seria o isolamento dele no partido”, explicou o peemedebista.
Na suposta operação, antigos aliados como os deputados Manoel Júnior e Gervásio Maia estariam servindo, inocentemente, de “buchas de canhão” direcionadas a minar qualquer possibilidade de sucesso do PMDB na Capital, seja com a candidatura própria de Maranhão ou numa eventual aliança com o senador Cícero Lucena (PSDB), também pré-candidato de oposição à sucessão do prefeito Luciano Agra (PSB).
Com ou sem trama, a verdade é que, nos últimos dias, Maranhão vem sofrendo ataques violentos dentro do PMDB por pretender disputar a eleição de prefeito, com base em pesquisas que lhe dão boa aceitação popular. Uma pretensão tão legítima quanto Manoel Júnior querer ser candidato, já que vem fazendo um trabalho de oposição ao atual prefeito desde o ano passado. Também é perfeitamente compreensível a mágoa de Gervázio Maia com a cúpula atual do PMDB, após o episódio da suposta fraude na ata da reunião envolvendo o deputado Márcio Roberto e o diretório municipal de São Bento.
Estranho mesmo só o silêncio da família Vital e do ex-senador Santiago, que assistem de camarote aos ataques contra Maranhão, como se nada estivesse acontecendo. De quebra, ainda falam em unidade do PMDB e fazem rasgados elogios ao governo de Ricardo Coutinho, no caso de Santiago. Até parece um cenário de novela.
Projeto 2014
A família Vital não brinca em serviço. Enquanto projeta o senador Vitalzinho em nível nacional, através de uma “azeitada” máquina midiática, abre vaga para Leonardo Gadelha na Câmara Federal com a licença da matriarca Nilda Gondim. É o projeto 2014 a todo vapor.
Estacionamento
O reinício dos trabalhos, após o recesso, promete ser quente na Câmara Municipal de João Pessoa. Além das disputas naturais mirando as eleições de 2012, projeto que prevê gratuidade em estacionamento de shoppings e similares deve queimar neurônios de muita gente.
Girassóis
Piada maldosa que corre no Ponto de Cem Réis. Os sites de compras pela internet estariam “bombando” após o STF ter barrado a bitributação instituída pelo governo Ricardo Coutinho (PSB). E teriam até uma promoção inusitada: girassóis a preço de custo. Eita gente maldosa!