Fiscalização

CRM-PB denuncia ao MPPB risco de infecção e superlotação no Hospital de Trauma de João Pessoa

Após a inspeção, um relatório do órgão foi enviado ao MPPB e à Secretária de Saúde da Paraíba nesta segunda-feira (13).

CRM-PB denuncia ao MPPB risco de infecção e superlotação no Hospital de Trauma de João Pessoa

A denúncia foi feita e aguarda retorno do Ministério Público Federal, junto com o Ministério Público Estadual. — Foto:reprodução

O Hospital de Emergência e Trauma em João Pessoa passou por uma fiscalização do Ministério Público da Paraíba e Conselho Regional de Medicina (CRM-PB) onde foram constatados superlotação na unidade de saúde, risco de infecção e falta de higiene. Após a inspeção, um relatório do órgão foi enviado ao MPPB e à Secretária de Saúde da Paraíba nesta segunda-feira (13). 

Entre os principais pontos levantados, a superlotação na enfermaria laranja com 48 internos em vez de 20, as macas com 10 cm de distância, em vez dos 80 cm exigidos, entre outros foram discriminados no documento. 

O diretor de fiscalização do CRM-PB, João Alberto descartou interdição explicando que todo o processo foi encaminhado para os órgãos responsáveis. Ele destacou que a denúncia foi feita e cabe ao Ministério Público Federal, junto com o Ministério Público Estadual, atuar para solucionar o problema. 

“Na enfermaria laranja, alguns pacientes internados pela ortopedia estavam sem evolução nem prescrição médica. Verificamos que havia problemas na escala médica, já que alguns profissionais estavam de licença ou férias e não foram escalados outros médicos”, disse João Alberto Pessoa, diretor de fiscalização do CRM-PB.

“Observamos, em algumas situações, infração ao Código de Ética Médica. No entanto, não podemos tomar nenhuma medida mais drástica, já que se trata de um hospital de emergência, referência na capital paraibana. Esperamos que os gestores resolvam esses problemas o mais rápido possível”, completou o diretor do CRM-PB. 

O secretário de Saúde do estado, Geraldo Medeiros revelou que já estão sendo providenciados novos leitos e que ainda esse ano serão disponibilizados. Ele ainda explicou que os demais problemas são impasses pontuais e serão solucionados com a nova gestão.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Incêndio atinge supermercado em Picuí e assusta população

2

Paraíba

Obras serão realizadas no Centro Histórico ao longo de 2025, revela secretário da Cultura: “Vai ter um impacto muito positivo”

3

Paraíba

Desembargador suspende contratações temporárias por excepcional interesse feitas pelo Governo da Paraíba

4

Paraíba

Francisca Motta diz que Republicanos estará na chapa majoritária de 2026 e defende união da base do governo

5

Paraíba

Adriano Galdino critica gestão do programa Carro-Pipa feita pelo Exército e defende: “gestão tem que ficar com as prefeituras”