Na Paraíba, o partido que ‘conversa’ melhor angaria resultados melhores nas eleições, e o PMDB – que foi o fiel da balança nas eleições estaduais de 2014 dando vitória ao PSB – já fez questão de divulgar que está ‘conversando’ com outros partidos, inclusive com o PSDB. Surge, aí, a possibilidade de nascer uma candidatura forte, seja ela de sangue vermelho ou amarelo.
Após estranhamento entre o governador Ricardo Coutinho e o senador José Maranhão em virtude de críticas feitas pelo socialista a gestão passada do PMDB no Executivo estadual , o deputado Ruy Carneiro aproveitou a oportunidade para fazer uma aproximação estratégica, em ‘visita de cortesia’ feita na semana passada ao senador peemedebista. Segundo Ruy, no entanto, um encontro focado na política em todo o estado, não apenas em João Pessoa como se tem dito.
A reaproximação entre PMDB e PSDB, sobretudo em João Pessoa, virou o assunto do momento porque os dois partidos andavam, há muito tempo, distanciados, apesar de já terem marchado juntos em outras eleições.
O deputado Manoel Júnior (PMDB), postulante ao cargo de prefeito da Capital, gosta da possibilidade de aliança. O deputado entende ser natural o diálogo entre dois partidos de oposição à atual administração de João Pessoa, e é contra qualquer possibilidade do PMDB apoiar a candidatura do PSB ou a candidatura do PSD, de Luciano Cartaxo, na Capital.
Para Manoel Júnior, caso vingue o diálogo entre os dois partidos (PMDB e PSDB), poderá prosperar uma aliança com outros partidos do campo das oposições, PTB, PSC, entre outros.
O deputado Ruy Carneiro admite que a relação entre PSDB e PMDB está mudando e que há a possibilidade das legendas voltarem a construir juntas na Paraíba. Mas em João Pessoa, tanto o PMDB quanto o PSDB têm pré-candidaturas postas – as de Manoel Júnior e do próprio Ruy Carneiro. E a prioridade do PSDB na Capital é a candidatura própria.
O jeito é monitorar a ‘conversa’, no que vai dar.