Está mantida a recomendação dos Ministérios Públicos Federal, do Trabalho e do Estado da Paraíba para que a Prefeitura de Campina Grande mantenha o comércio fechado na cidade. A procuradora da República em Campina Grande, Acácia Suassuna, declarou que “o Ministério Público entende que nesse momento ainda não existem dados seguros e precisos que possam permitir a reabertura do comércio”.
O prazo para que a Prefeitura de Campina Grande responda a recomendação dos Ministérios Públicos se encerra nesta sexta-feira (17). Até o momento, a indicação do prefeito Romero Rodrigues é de começar a reabertura do comércio a partir da próxima segunda-feira (20).
Acácia Suassuna enfatizou que a recomendação para manter o comércio fechado em Campina Grande está mantida e destacou. De acordo com ela, a intenção é que “o município prorrogue até que o plano de contingenciamento seja apresentado e o comércio possa ser reaberto de forma segura para a sociedade”.
A OMS estabeleceu seis critérios que precisam ser atendidos que são: a transmissão da Covid-19 deve estar controlada; o sistema de saúde deve ser capaz de detectar, testar, isolar e tratar todos os casos, além de traçar todos os contatos; os riscos de surtos devem estar minimizados em condições especiais, como instalações de saúde e casas de repouso; medidas preventivas devem ser adotadas em locais de trabalho, escolas e outros lugares aonde seja essencial as pessoas irem; os riscos de importação devem ser administrados; as comunidades devem estar completamente educadas, engajadas e empoderadas para se ajustarem à nova norma.
- Prefeito de João Pessoa assina nesta sexta prorrogação do isolamento social por mais 15 dias
- Prefeito de Campina Grande tenta convencer ministérios públicos e vai apresentar novo plano para reabertura do comércio
- MPF, MPT e MPPB dão 24h para prefeito responder se prorroga medidas de restrição ao comércio em Campina Grande
- OMS lista seis critérios para considerar antes de relaxar isolamento social