Educação

Proposto por senadora paraibana, texto-base do projeto que adia Enem é aprovado no Senado

Senadores precisam concluir análise dos destaques para finalizar votação do texto. Texto ainda passará pela Câmara dos Deputados antes de seguir para sanção.

Proposto por senadora paraibana, texto-base do projeto que adia Enem é aprovado no Senado

A proposta, de autoria da senadora Daniella Ribeiro (PP-PB), valerá para todas as provas e instituições de ensino do país, inclusive para as universidades privadas. — Foto:Reprodução

O Senado aprovou nesta terça-feira (19) o texto-base do projeto que adia automaticamente as provas que dão acesso aos cursos de graduação, entre os quais o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Após a votação do texto-base, os senadores passaram à análise dos destaques, isto é, propostas que visam modificar a redação original. Esta etapa não havia sido concluída até a última atualização desta reportagem. O único senador que votou contra o texto-base foi Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro.

A aprovação do projeto não resulta no adiamento do Enem. Isso porque o texto ainda precisa ser analisado pela Câmara dos Deputados para, então, ser enviado para a sanção do presidente Jair Bolsonaro. O presidente poderá sancionar o texto, integral ou parcialmente, ou vetar.

Pelo texto, o adiamento vale em cenário de calamidade pública. O decreto de calamidade pública, reconhecido em razão da pandemia do novo coronavírus, começou a valer em 20 de março e irá vigorar até 31 de dezembro deste ano.

A proposta, de autoria da senadora Daniella Ribeiro (PP-PB), valerá para todas as provas e instituições de ensino do país, inclusive para as universidades privadas.

O projeto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, para estabelecer que os vestibulares serão prorrogados automaticamente até que o ano letivo do ensino médico seja concluído.

COMPARTILHE

Bombando em Educação

1

Educação

Inscrição de concurso da UFPB com salários até R$ 11 mil terminam hoje; saiba como se inscrever

2

Educação

UFPB e TRE criam inteligência artificial para auxiliar justiça eleitoral no combate à desinformação nas eleições de 2024

3

Educação

Com 2,3 mil vagas na Paraíba, Prouni abre inscrições para o segundo semestre de 2024; saiba como participar

4

Educação

UFPB abre 166 vagas para programas de pós-graduação; confira quais cursos e veja editais

5

Educação

Inscrições para o Prouni começam nesta terça-feira