Luciano Cartaxo (PSD), Wilson Filho (PTB) e Manoel Júnior (PMDB) são os principais pré-candidatos a prefeitura de João Pessoa com maior popularidade no Twitter, no Facebook e no Instagram. Já Victor Hugo (PSOL), Cida Ramos (PSB) e Charliton Machado (PT) disputam a lanterna na produção de conteúdo para a internet quando o assunto são seguidores.
Charliton e Cida Ramos já mantinham perfis em redes sociais, e intensificaram seu uso na corrida pré-eleitoral. Conversando com especialista em redes sociais, todos afirmam que há uma tendência que a publicidade eleitoral migre cada vez mais das ruas para a internet, principalmente nesta eleição.
No Twitter, Wilson Filho (( @wilsonfilho_ ) sai na frente com 30.200 seguidores, contra 25 mil seguidores do atual prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo ( @luciano_cartaxo ) e do peemedebista Manoel Júnior ( @depmanoeljunior ) com 20 mil e 900 seguidores . Cida Ramos ( @cidaramosm ), pré-candidata do governador Ricardo Coutinho tem 1.968 seguidores, enquanto presidente licenciado do PT na Paraíba, Charlinton Machado (@charlinton_m ) é seguido apenas por 1.259 pessoas. Victor Hugo do PSOL não tem perfil no Twitter.
No Facebook , a página oficial de Cartaxo ( @lucianocartaxopires) tem 43,124 mil curtidas, seguido de perto por Wilson Filho ( @wilsonfilhodep ) 41.097 e Manoel Júnior ( @manoeljunioroficial ). 31.718 curtidas. Cida Ramos ( @cidaramosoficial ) no Face tem 21.042 seguidores, Já Charlinton Machado é seguido por apenas 4.128 pessoas e Victor Hugo do PSOL, aparece em ultimo com 136 seguidores.
Já na rede de compartilhamento de imagens conhecida como Instagram, Wilsom Santiago ( @winsonsantiagofilho ) lidera com 6.031, Cida Ramos ( @cidaramosm ) tem 4.072 seguidores e Manoel Júnior ( @depmanoeljunior ) é aparece com 2.282 seguidores. Luciano Cartaxo, Charlinton Machado e Victor Hugo utilizam perfis no Instagram;
Segundo publicitário e analista de redes sociais Xhico Raimerson, o modo tradicional de propaganda eleitoral estão com dias contados. “Não há mais campanha sem redes sociais. Tudo converge para Web, principalmente na comunicação do candidato com as pessoas”, afirma. “Agora estamos diante de outra nova ferramenta que é a transmissão web ao vivo, onde o candidato pode vender a ideia necessária, monitorada através métricas de acompanhamento, para saber qual o resultado desta comunicação”, completa o especialista.
Para Xhico Raimersonm o Facebook é a maior rede social para trabalhar o perfil do candidato em seus relacionamentos. Segundo Xhico Raimerson, não adianta ter perfil na rede social sem ter um especialista ou empresa que domine as ferramentas e saiba analisar os dados e comportamento do candidato na rede.
Para quem pretende se especializar na área, Xhico Raimerson ministrará agora em julho um curso voltado para profissionais e estudantes da área de Comunicação e pré-candidatos as eleições 2016.