A candidata mais votada para a reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a professora doutora Terezinha Domiciano, eleita com 40,95% dos votos, estranhou um movimento considerado conservador que pede a nomeação do terceiro colocado na disputa deste ano, o professor Valdiney Gouveia, que obteve 5,35% dos votos da comunidade acadêmica. Uma lista tríplice foi encaminhada ao Ministério da Educação e a nomeação depende do presidente Jair Bolsonaro.
“Estamos bastante tranquilas e serenas e ao mesmo tempo com expectativa que o nosso nome conste na nomeação que será realizada pelo presidente da República, considerando obviamente o desejo da comunidade comunitária”, afirmou em entrevista ao programa ‘Arapuan Verdade’, nesta terça-feira (29).
A professora Terezinha Domiciano encabeçou a chapa vencedora da consulta para reitor da UFPB e também vitória na votação com os conselhos da instituição (Conselho Universitário – Consuni; Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão – Consepe; e Conselho Curador). Assim como ela, a professora Mônica Nóbrega estão confiantes para que os nomes sejam referendados pelo presidente Jair Bolsonaro.
Desde a divulgação do resultado da votação na UFPB há movimentos contrários ao que foi escolhido pela comunidade acadêmica, que inclui os estudantes, professores e técnicos administrativos.
Leia mais:
- Após formação da lista tríplice, Terezinha Domiciano espera que chapa vencedora seja referendada por Jair Bolsonaro
- Conselhos da UFPB definem lista tríplice para escolha de reitor
- Conselho da UFPB descarta fraude e homologa resultado da eleição para reitoria
- Chapa vencedora de consulta para reitor da UFPB defende que votação não foi fraudulenta e aguarda encaminhamento de relatório para o MEC
- Chapa vencedora de consulta para reitor da UFPB coloca em dúvida posicionamento de presidente da Comissão e diz que o processo não pode ser suspenso