O inquérito sorológico para avaliação de retorno das aulas presenciais na rede de ensino estadual na Paraíba pode ser concluído apenas em dezembro. O secretário de Estado da Educação, Cláudio Furtado, informou ao ClickPB, nesta terça-feira (29), que o estudo com estudantes de escolas públicas deve ser feito entre 45 dias a dois meses, a começar do dia 10 de outubro.
“Se a gente constatar que essa volta das aulas aumente o número de casos, e possa impactar no uso de leitos, a gente não vai fazer com que volte (a rotina de aulas presenciais). Vamos avaliar o que é seguro e o que é inseguro para ter dados científicos para tomar a decisão”, explicou o secretário Cláudio Furtado ao ClickPB, nesta terça-feira.
Serão avaliados alunos de 6 a 17 anos, de 80 municípios paraibanos. O inquérito sorológico vai avaliar o número de infectados e o contato desses estudantes com pessoas de grupo de risco.
O estudo quer saber a proporção do risco de transmissão do novo coronavírus entre esse grupo de alunos e seus contatos e como isso pode causar aumento no número de infectados. Se a pesquisa demonstrar que o risco é baixo, o Estado da Paraíba poderá pensar em um retorno de aulas presenciais mais próximo. Do contrário, as aulas presenciais devem ter retomada adiada, certamente para 2021.
O secretário explicou que os alunos não serão prejudicados, pois poderão concluir o ano letivo atual através das aulas remotas.