O resultado das aglomerações em eventos partidários nesse período eleitoral, a flexibilização de atividades e o relaxamento dos cuidados preventivos da covid-19 são apontados como motivos para o aumento dos novos casos e de óbitos na Paraíba. A informação foi dada ao ClickPB pelo Secretário de Estado da Saúde (SES), Geraldo Medeiros. O estado é um dos que apresentou um aumento da doença, conforme o último levantamento.
“Esse é um cenário que nós já anunciávamos há algumas semanas. Nós alertamos a população em relação às aglomerações que ocorram em convenções partidárias e que vem ocorrendo ao longo desse processo sucessório mesmo com a proibição na maioria dos municípios de carreatas, passeatas e comícios”, comentou.
Apesar das determinações de proibições, o secretário frisou que há outros eventos em que puxam entre 150 a 200 pessoas, o que acaba refletindo no surgimento de casos confirmados e de mortes. Segundo Geraldo Medeiros, essas pessoas promovem a propagação do vírus por conta da aproximação entre elas, “consequentemente maior numero de novos casos do novo coronavírus confirmados e infelizmente de mortes”.
Devido a isso, a Paraíba está na zona vermelha ou classificada nessa cor, se observado os demais estado do Brasil. “A Paraíba está retornando a um cenário preocupante. Isso serve de alerta a toda sociedade paraibana da importância do uso da mascara e de evitar nesse fim de semana visitar a orla marítima”, recomendou.
Leia mais: