Prevenção

Com mortes por covid-19 aumentando na Paraíba, secretário Daniel Beltrammi destaca que doença é evitável

''Melhor trocar o barzinho e a festa por permanecer saudável'', disse o secretário.

Com mortes por covid-19 aumentando na Paraíba, secretário Daniel Beltrammi destaca que doença é evitável

Secretário afirma que covid-19 é evitável com os cuidados certos — Foto:Reprodução

O número de internações e mortes por covid-19 vem aumentando na Paraíba e o secretário executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde, Daniel Beltrammi, acredita que é preciso intensificar ações de fiscalização e educação da população.

”As pessoas têm que entender que ninguém precisa pegar covid-19. É possível prevenir e a melhor forma para isso é usar máscaras, lavar as mãos e manter o distanciamento social”, afirmou.

De acordo com informações registradas pelo consórcio de imprensa, obtidas da Secretaria de Estado da Saúde (SES), houve um aumento de 16% no número de mortes causadas pela covid-19 na Paraíba, quando comparado com a média de 14 dias atrás.

Os boletins da SES também mostram um aumento na ocupação de leitos, principalmente no Sertão paraibano. De acordo com o boletim divulgado nessa quinta-feira (3) pela secretaria, 68% dos leitos de UTI adulto estão ocupados no Sertão, além de 57% dos leitos de enfermaria adulto.

Em Pombal, após perceber o avanço da doença, o prefeito decretou o fechamento de bares, restaurantes e parques de diversões, além de proibir a realização de eventos durante 15 dias. Para o secretário, a decisão foi acertada. ”O prefeito é a autoridade sanitária máxima de um município e, como médico sanitarista, eu digo que foi uma decisão acertada”, comentou Beltrammi.

A pressão nos hospitais levou o Governo do Estado a anunciar a abertura de mais 36 leitos para atender pacientes de covid-19, sendo seis deles no Hospital Regional de Patos, que atende a região do Sertão. Outros 15 leitos serão abertos em Campina Grande e mais 15 na Grande João Pessoa.

O secretário ressaltou, porém, que o poder público não é o único responsável por combater a doença, sendo necessária a colaboração da população. ”Melhor trocar o barzinho e a festa por permanecer saudável”, disse.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Procedimento raro: feto recebe transfusão de sangue antes do nascimento na Paraíba

2

Saúde

Menino de dois anos é o mais novo doador de órgãos da Paraíba; estado já registrou mais de 40 doações em 2024

3

Saúde

Acelerador Linear que será instalado em Patos é o primeiro 100% SUS da Paraíba para realização de radioterapia, afirma Ari Reis

4

Saúde

Mexa-se por uma vida mais longa e feliz: exercícios físicos são a chave da longevidade

5

Saúde

Colégio AZ, em João Pessoa, é autuado e multado em R$ 33,8 mil por poluição com riscos de danos à saúde humana