Por conta da suspensão de aulas presenciais geradas pela pandemia da Covid-19 que afetou todo o sistema educacional, os alunos da rede pública de ensino da Paraíba não serão reprovados em 2020. O anuncio foi feito nesta terça-feira (24) pelo secretário de Saúde, Claudio Furtado. Segundo ele, os estudantes que apresentarem defasagem no ensino-aprendizagem vão passar por reforço escolar em 2021 e haverá também reposições de conteúdos.
“O ciclo contínuo, declarado pelo CNE e homologado pelo Conselho Estadual, vai ser implementado para evitar a evasão escolar. É para que a gente possa olhar para aquele aluno que, por um acaso, tenha desistido, para que possamos trazer ele de volta, fazer reposição, mas evitar a desistência dele aluno. Iremos repor deficiências que serão mapeadas durante o próximo ano letivo”, disse.
Segundo informações obtidas pelo ClickPB, a decisão é fruto da recomendação do Conselho Nacional de Educação (CNE).
O secretário também explicou que os estudantes que se preparam para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ainda não se sentem totalmente preparados para a prova terão acesso a um reforço em forma de um quarto ano, em formato de cursinho preparatório.
No próximo dia 17 de janeiro de 2021 se encerra o período letivo da rede estadual de ensino e o retorno das aulas está previsto para os dias 17 e 18 de fevereiro. Essa previsão vai depender do resultado do inquérito sorológico que continua em andamento em todo o Estado.