Uma mulher, grávida de 22 semanas, apresentou sintomas de covid-19 pela segunda vez e precisou ser internada na Maternidade Frei Damião, em João Pessoa. Há a suspeita de que ela tenha sido reinfectada pelo novo coronavírus.
A mulher foi atendida na maternidade na última segunda-feira (18), com queixas de dor de garganta, falta de ar, tosse, e perda do olfato. Ela não possui comorbidades e começou a apresentar sintomas no dia 11 de janeiro. No dia 17 foi realizado um teste RT PCR com resultado positivo.
Esta foi a segunda vez que a mulher teve um resultado positivo para covid-19. Anteriormente ela havia testado positivo para a doença em um teste RT PCR realizado no dia 14 de setembro de 2020.
De acordo com nota técnica, expedida pela Secretaria de Saúde da Paraíba no dia 30 de outubro de 2020, um caso pode ser considerado suspeito de reinfecção pelo novo coronavírus se o indivíduo tiver dois resultados positivos de RT PCR, com intervalo igual ou superior a 90 dias entre os dois episódios de infecção, independente da condição clínica observada nos dois episódios.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, em um caso como este, o material dos dois exames deve ser enviado ao centro de referência para que seja feito o sequenciamento genético do vírus.