Online

Empreendedores que pretendem retomar atividades terão site de apoio com orientações do Sebrae na Paraíba

A retomada das atividades na Paraíba está prevista para ocorrer de forma gradual a partir do próximo dia 15 de junho,

Empreendedores que pretendem retomar atividades terão site de apoio com orientações do Sebrae na Paraíba

Ao todo, foram elaborados 35 documentos para 47 segmentos setoriais. Na Paraíba, 42% dos pequenos negócios interromperam temporariamente seu funcionamento com a crise causada pelo coronavírus. — Foto:Walla Santos

Na Paraíba, de acordo com última pesquisa do Sebrae, 42% interromperam temporariamente seu funcionamento com os decretos de isolamento social em virtude do combate à pandemia da Covid-19. Com a retomada das atividades, prevista para ocorrer de forma gradual a partir do próximo dia 15 de junho, os empreendedores terão no Portal da instituiçãoacesso a um conjunto de protocolos por segmento com orientações práticas para serem implementadas na rotina do negócio. 

O objetivo é apoiar as micro e pequenas empresas para uma retomada das atividades econômicas no país. Nessa página específica, os empresários vão ter acesso a um conjunto de protocolos com orientações de boas práticas nacionais e internacionais, alinhadas com as recomendações das autoridades de saúde.

Ao todo, foram elaborados 35 documentos para 47 segmentos setoriais. Na Paraíba, 42% dos pequenos negócios interromperam temporariamente seu funcionamento com a crise causada pelo coronavírus. Outros 5,2% decidiram fechar a empresa de vez; e 47,5% mudaram o funcionamento, enquanto 5,1% não mudaram seu funcionamento. Os dados são da terceira edição da pesquisa “O impacto da pandemia de coronavírus nos pequenos negócios”, realizada pelo Sebrae em parceria com a FGV.

A primeira etapa da iniciativa já está disponível e atende aos empresários dos segmentos que representam 57% dos pequenos negócios do país, formados pelos setores de moda, beleza, estética, bares, lanchonetes, restaurantes, lojas de rua e de shopping, academias de ginástica, clínicas e saúde. Além de e-books, são disponibilizados vídeos orientativos de curta duração em que os donos de pequenos negócios poderão verificar, de forma simples, quais os procedimentos eles deverão adotar na empresa.

De acordo com o presidente do Sebrae, Carlos Melles, os protocolos de retomada têm sido muito utilizados no processo de orientação para que as empresas consigam receber novamente os clientes e oferecer os produtos e serviços de forma presencial. “Os documentos são muito relevantes para que o empresário, juntamente com seus colaboradores, fornecedores e clientes consigam, de fato, superar esta fase. Mais importante do que abrir, é se manter aberto e ter um local mais seguro. O Sebrae acredita muito que essa ação será um diferencial para que possamos ter uma retomada consistente em nosso país”, declarou.

Já nesta quarta-feira (10), o Portal do Sebrae vai trazer novos conteúdos para os outros segmentos da alimentação, em especial para o microempreendedor individual (MEI), confeitarias, panificadores, feiras livres, minimercados e mercearias. Nessa segunda etapa, os empresários da construção civil, tanto da indústria quanto das lojas do segmento também vão ter acesso aos protocolos segmentados nos formatos de e-book e vídeos.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Pollyanna Dutra enfatiza importância do protagonismo feminino nos espaços de poder na Paraíba: “É necessário que as mulheres ocupem cargos sociais e políticos no Estado”

2

Paraíba

Prefeitura de Remígio vai gastar quase R$ 250 mil com shows na festa de aniversário da cidade

3

Paraíba

Ministério da Saúde divulga lista com 13 cidades paraibanas que devem receber vacina da dengue; veja municípios

4

Paraíba

Pré-campanha ilegal pode causar multa e até cassação do mandato, alerta especialista

5

Paraíba

Prefeitura de Alagoa Nova vai torrar quase R$ 600 mil em shows para Festa do Produtor Rural