Facilidade

Comparecimento às Eleições vale como Prova de Vida para aposentados e pensionistas do INSS

Mesmo fora das eleições, é importante lembrar que, para comprovar a vida, não é preciso ir até o banco.

Comparecimento às Eleições vale como Prova de Vida para aposentados e pensionistas do INSS

O voto nas eleições de 2024 poderá ser utilizado como prova de vida para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Conforme publicado pela Agência Gov, o voto está entre as atividades que podem ser consideradas como prova de vida, mas não é a única e ainda não foi implementada.

A prova de vida é um procedimento obrigatório para aposentados, pensionistas e outros segurados do INSS, que deve ser realizado periodicamente para evitar fraudes e garantir que os benefícios continuem sendo pagos a quem realmente tem direito.

No entanto, recentemente, o INSS modificou o processo, tornando-o mais simples e menos burocrático para os beneficiários. Uma das novas formas de comprovar que o segurado está vivo é, de fato, o voto em eleições oficiais.

É importante lembrar que, para comprovar a vida, não é preciso ir até o banco ou a uma agência do INSS. O segurado que preferir pode fazer a comprovação de vida pelo aplicativo Meu INSS.

Embora a mensagem que circula nas redes sociais seja baseada em informações reais, o tom de urgência utilizado no conteúdo é exagerado. Muitas pessoas têm compartilhado essas mensagens, acreditando que precisam votar para não ter seus benefícios bloqueados, o que não é verdade. Em 2024, o INSS não fará bloqueios de benefícios por falta de prova de vida.

Eleições 2024

As eleições municipais no Brasil em 2024 ocorrerão em 6 de outubro, com segundo turno marcado para 27 de outubro, se necessário. Os eleitores escolherão os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos 5.569 municípios do país. Faltam 19 dias para o pleito.

COMPARTILHE

Bombando em Eleições

1

Eleições

Justiça condena e Marcelo Queiroga perde tempo de propaganda eleitoral por vídeo que liga filha de Cícero a operação da PF

2

Eleições

Corte Eleitoral mantém sentença e nega candidatura a prefeito de Doutor Germano em Belém do Brejo do Cruz

3

Eleições

Candidato desiste de disputar Prefeitura de Mamanguape faltando 11 dias para Eleições

4

Eleições

“Estamos prontos para apoiar”, avalia secretário de Segurança após TSE autorizar tropas federais nas Eleições na Paraíba

5

Eleições

Justiça Eleitoral proíbe divulgação de montagem do “jogo do tigrinho” usando imagem de candidata em Pedro Régis