Comércio

Paraíba registra quarta maior alta do Nordeste no volume de vendas em abril

Variação de 4,6% também ficou acima da média nacional, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada pelo IBGE.

Paraíba registra quarta maior alta do Nordeste no volume de vendas em abril

A Paraíba teve a 4ª maior alta do Nordeste e ficou acima da média do Brasil (1,8%). — Foto:Pixabay/Imagem ilustrativa

O volume de vendas do comércio varejista na Paraíba teve alta de 4,6% em abril, frente a março, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), enviada pelo IBGE ao ClickPB, nessa terça-feira (8). Essa foi a 4ª maior alta do Nordeste e ficou acima da média do Brasil (1,8%). Na região, a variação só foi menor que as observadas na Bahia (10,4%), em Pernambuco (8,2%) e no Ceará (6,9%).

Nessa mesma comparação, a receita nominal do setor paraibano teve um crescimento de 2,8%, também maior que o constatado na média do país (1,4%) e ocupando a 4ª posição entre os estados nordestinos, atrás apenas dos verificados na Bahia (7,9%), em Pernambuco (6,3%) e no Ceará (4,7%).

Por outro lado, na variação acumulada de 12 meses, a pesquisa aponta que a Paraíba registrou variação de 2,5% no volume e de 9,2% na receita, abaixo dos índices brasileiros, de 3,6% e 10,6%, respectivamente.

Já diante dos resultados de abril de 2020, o volume teve um aumento de 20,3% e a receita de 31,7%. No cenário nacional, esses indicadores foram de 23,8% e 36,1%, respectivamente. No entanto, segundo o gerente da pesquisa, essas altas são explicadas pela base de comparação baixa, uma vez que no mesmo mês do último ano foram registrados grandes tombos na série histórica da PMC.

Varejo ampliado

Frente a março, o comércio varejista ampliado paraibano – que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção – registrou variação de 6,7% no volume de vendas e de 4% na receita nominal. Na média do país, a alta foi um pouco menor, de 3,8%, em ambos os indicadores. No acumulado de 12 meses, o volume estadual cresceu 11,7% e a receita 5%. Na média do país, esses resultados foram de 3,5% e 10,8%, respectivamente.

COMPARTILHE

Bombando em Economia

1

Economia

Presidente da Petrobras descarta aumento de preços dos combustíveis

2

Economia

Senado aprova isenção de Imposto de Renda para quem ganha até dois salários mínimos

3

Economia

Pesquisa mostra variação de 109% no valor da cesta básica em João Pessoa  

4

Economia

Caixa começa a pagar Bolsa Família de abril

5

Economia

Inflação de março pesou menos para famílias de renda alta, aponta Ipea